Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Apê de 38m² com decoração moderna e acolhedora

O projeto arquitetônico conseguiu adequar o apartamento aos sonhos dos moradores e promover soluções criativas para aproveitar o espaço

Por Texto: Daniel John Furuno | Reportagem Visual: Juliana Corvacho | Fotos: Paulo Santos
Atualizado em 19 fev 2020, 10h45 - Publicado em 19 jun 2018, 13h00

O apartamento de trinta e oito metros quadrados, localizado na capital paulista, foi entregue pela construtora com um visual bem básico – ou seja, diferente do que o casal desejava para seu primeiro lar. O projeto arquitetônico conseguiu adequar o imóvel aos sonhos dos moradores e, de quebra, promover soluções criativas para aproveitar o espaço.

Por incrível que pareça, a área enxuta foi um dos aspectos que atraíram o profissional de marketing Hugo Hideki Nakahara e a empresária Gabriela Okuyama – afinal, isso significava preço compatível com o bolso e facilidade de manutenção. Com as chaves na mão, eles convocaram as arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do escritório SP Estudio, para personalizar o apê. “Pedimos que elas utilizassem o sofá e o rack novos que havíamos comprado, que incluíssem muitos armários, principalmente no quarto, e que explorassem um estilo atual, sem nada retrô”, aponta Hugo. Pedidos atendidos!

Na sala, beleza e praticidade

()

“O casal queria uma atmosfera masculina”, diz Fabiana, justificando o cinza como protagonista. A fim de fugir do convencional, as arquitetas encomendaram uma pintura artística (Paulino Martins) em dois tons (Nevoeiro, ref. C160, e Reco-Reco, ref. B154, da Suvinil) na parede maior.

Continua após a publicidade
()

Além de facilitar a instalação elétrica e a distribuição da iluminação, o uso de eletrocalhas imprimiu um toque industrial – nelas, foram presos spots e os pendentes no jantar.

(Paulo Santos/Minha Casa)

O piso vinílico amadeirado aquece a decoração (Vienna, de 2 mm, padrão Cerejeira Real, da Goede. Argus Distribuidora).

Continua após a publicidade

Tudo junto, misturado e entonado

()

Sala e cozinha já eram integradas, com meia-parede de alvenaria entre elas. As arquitetas decidiram derrubar essa mureta e substituí-la por uma bancada com lugar para quatro pessoas e parte inferior vazada, incrementando a sensação de amplitude. A base com acabamento em cimento queimado conversa com o restante do projeto.

(Paulo Santos/Minha Casa)

A cozinha mantém a linguagem, tanto nos armários (em MDF Melamina na cor Grafito, da Arauco) quanto nos azulejos do tipo subway tile junto à pia (Stones, 10 x 20 cm, da coleção Mind the Gap, da Decortiles. Ibiza Acabamentos).

QUEBRA-QUEBRA

Não somente a meia-parede entre a cozinha e a sala (1) foi eliminada – a divisória (2) que escondia a geladeira também veio abaixo. Já a parede que separava o estar e o quarto (3) deu lugar a um armário, que agora atende o dormitório e o isola da ala social.

Continua após a publicidade

Boas sacadas na ala íntima

(Paulo Santos/Minha Casa)

Substituindo a alvenaria entre o quarto e a sala, o armário do chão ao teto (2,17 x 0,65 x 2,64 m*, de MDF com laminado nas cores branca e cinza. Tavares Marcenaria) conta com reforço estrutural no fundo, já que, do lado da sala, essa parte serve como painel da TV.

()

Em nome da continuidade estética, a cabeceira da cama ostenta acabamento cinza. A peça ainda embute um criado-mudo de um lado – o móvel avulso do outro confere bem-vinda assimetria ao conjunto.

()

“Deixamos o visual do banheiro mais clean. O gabinete azul royal é um toque masculino e alto-astral”, observa Patricia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.