WhatsApp pode ficar suspenso por 48 horas de acordo com decisão da Justiça
Medida começa a valer a partir da meia-noite de quinta-feira (17)
A 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou que as operadoras de telefonia celular suspendam o funcionamento do aplicativo WhatsApp por 48 horas, em todo o território nacional. A medida cautelar foi deferida nesta quarta-feira (16) e o processo corre com o nome do autor em sigilo. Por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel e Pessoal (SindiTelebrasil) as empresas afirmaram que cumprirão a medida a partir desta quinta-feira às 0h. Caso não sigam a determinação judicial estarão sujeitas à multa.
De acordo com a Folha de São Paulo, o pedido não foi feito pelas próprias operadoras e está atrelado à uma investigação de “quebra de sigilo de dados”. No começo do ano o mesmo pedido de bloqueio foi realizado por um juiz do Piauí, em uma investigação sobre casos de pedofilia, pois a empresa de mensagens instantâneas teria se recusado a fornecer informações. No entanto a decisão foi embargada com um mandado de segurança feito pelas empresas de telecomunicação. Além disso, as teles tentam regulamentar o uso do aplicativo há um tempo sob a justificativa de que o WhatsApp oferece serviços de telecomunicação, como as chamadas de voz gratuitas e isso não é da competência dele.
Mas e aí, o que se faz com o WhatsApp bloqueado? Não faltam sugestões, sofrimentos, comemorações e gente que não tem certeza se é verdade ou boato: