Você rasga dinheiro? É o que acontece quando pontos expiram
Perder pontos porque a validade venceu é o mesmo que dar adeus a uma viagem incrível ou a um produto inovador. Veja dicas para que isso não aconteça
Que tal transformar suas compras do dia a dia em viagens incríveis? A servidora pública Daniela Ribeiro já perdeu as contas de quantas passagens aéreas conseguiu resgatar graças aos pontos acumulados em programas de fidelidade. Melhor ainda: sem precisar aumentar os gastos no cartão de crédito. O segredo? Planejamento para não deixar os pontos expirarem.
Um estudo do Banco Central revelou que 53,4 bilhões de pontos expiraram em 2014 por falta de uso. Não é o caso de Daniela, que já viajou até para Orlando, nos Estados Unidos, e Fernando de Noronha. Os dois destinos são considerados difíceis de resgatar, pois exigem um grande número de pontos acumulados, mas são alcançáveis com um bom planejamento.
“As pessoas podem recorrer a planilhas e anotações para ter controle dos pontos”, afirma Pedro Baggio, educador financeiro. “Outra forma é estar sempre de olho em sites de viagem que oferecem pacotes mais baratos para quem possui milhas.”
Para não perder pontos, a empresária Ana Paula Bordin e o marido administram uma planilha em conjunto. Nela constam o nome de cada programa de fidelidade, a data em que os pontos expiram e a quantidade de pontos até o momento da anotação. “Exige disciplina para estar de olho, como se fosse um extrato bancário”, diz Ana Paula.
Moradores de Jundiaí, no interior de São Paulo, os dois têm como foco trocar os pontos apenas por passagens aéreas. Quando observam que o prazo de validade está próximo do fim e que não será possível fazer uma viagem mais longa, eles optam por passeios próximos, como uma ponte aérea no fim de semana para o Rio de Janeiro. “Nunca deixamos os pontos expirarem”, afirma Ana Paula. “A minha dica principal para quem me pergunta como consigo viajar tanto é planejamento.”
E você? Sabe dizer, neste exato momento, quantos pontos tem acumulados? E quantos vão expirar nos próximos dias? Seja qual for a maneira de controlar que mais se encaixa em sua rotina, o importante é aproveitar os benefícios dos programas de fidelidade e nunca mais perder pontos por falta de planejamento.