Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Tilda Swinton fez o discurso mais inspirador e necessário de Cannes

A atriz foi enfática sobre a importância de apoiar as produções de mulheres no cinema para que elas continuem a acontecer.

Por Alice Arnoldi - Atualizado em 15 jan 2020, 17h50 - Publicado em 17 Maio 2019, 16h49

Na última quinta-feira (16), a atriz Tilda Swinton deu uma poderosa declaração durante o  Festival de Cannes 2019. Na coletiva do filme “Os Mortos Não Morrem”, ela falou da presença feminina no cinema.

O que levou o posicionamento importante da atriz foi a pergunta sobre o que ela pensava de apenas quatro filmes dirigidos por mulheres (“Atlantique”, “Little Joe”, “Portrait” e “Sybil”) estarem concorrendo à Palma de Ouro em 2019. A resposta de Tilda foi sobre a importância de reconhecer as produções feitas por figuras femininas e de ir ao cinema para assistir aos filmes dessas mulheres.

“Gostaria de lembrar que as mulheres têm feito filmes há 11 décadas. Há inúmeros filmes [feitos por mulheres] por aí. A pergunta é: por que não ficamos sabendo sobre eles, necessariamente? Uma grande mestre como Kira Muratova, que morreu recentemente, e seu obituário foi deste tamanho [bem pequeno] na maioria dos grandes jornais. Sabemos que os grandes mestres homens, que conhecemos e apreciamos, quando eles morrem ganham edições inteiras. As cineastas mulheres existem. Algumas estão trabalhando em bares, outras ainda estão estudando, outras não conseguem entrar nas escolas [de cinema]. Precisamos começar por aí. Precisamos olhar para o cânone, apreciá-lo, exibi-lo. Precisamos comprar ingressos para ver os filmes dirigidos por mulheres. E assim vamos saber que eles estão entre nós. Não é uma “outra coisa” que temos que encontrar de alguma forma por aí. Tudo isso existe, só precisamos realmente prestar atenção a elas e destacá-las”, enfatizou a atriz. No fim do discurso, Tilda foi aplaudida pelo público que estava ouvindo-a.

Veja também: Brad Pitt e Leonardo DiCaprio estão MUITO GATOS no red carpet em Cannes

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Tilda Swinton responde ao questionamento de um jornalista sobre o fato de apenas quatro filmes dirigidos por mulheres estarem disputando a Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano. Vale lembrar, sempre, que este número baixíssimo é um recorde histórico para o festival. Legendas by @mulhernocinema. #tildaswinton #cannes #cannes2019 #cinema #festivaldecannes #diretoras #mulheres #mulhernocinema

A post shared by Mulher no Cinema (@mulhernocinema) on

No momento dessa fala importante sobre incentivar outras mulheres, Selena Gomez estava do lado da atriz. Ela também faz parte da trama sobre zumbis, interpretando uma das jovens aterrorizadas por eles. Confira o trailer:

Continua após a publicidade
Publicidade