PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

“Também Eu Danço” reúne as poesias de Hannah Arendt

Livro mostra a sensibilidade característica da autora em poemas que falam sobre memória, prazer e dor

Por Paula Jacob
6 jul 2023, 11h32
Livro "Também Eu Danço", de Hannah Arendt
 (Paula Jacob/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

Hannah Arendt é conhecida por suas belas palavras para falar da dureza de uma sociedade totalitária — vide Origens do Totalitarismo e Homens em Tempos Sombrios. Inteligência tamanha que é capaz de nos sensibilizar e informar (fazer refletir, sonhar, chorar) — coisa difícil de conseguir.

“Pés flutuando em brilho patético
Eu mesma,
também eu danço
livre do peso
no escuro, no imenso. […]”

O que pouca gente sabe é que Hannah também escrevia poemas, em dois períodos da vida: na juventude e, depois, um pouco mais velha. Intervalo traduzido, reunido e publicado de forma inédita para o português no volume bilíngue português-alemão Também Eu Danço (R$ 69,90), da Relicário.

Para uma mulher que prezava pela vida íntima, preservada quase a sete chaves, Hannah tem a poesia como plataforma de acesso ao mais íntimo de seu ser — como o é para qualquer poeta. Uma vertente literária que permite elaborações de linguagem (e não só a da escrita, mas, principalmente, a interna, que nos forma sujeito). Para falar de um grande amigo, Walter Benjamin, ou para falar das pequenas brechas de prazer em meio ao caos político-social de um contexto de guerra, não lhe falta sensibilidade.

“E o coração bate
percorre terras batidas
e ao lado eu tomo
o que me cabe da vida.”

Estrangeira no seu país natal, na França, em Portugal e Nova York, a escritora tece o seu não pertencimento externo ao usar o papel para riscar e apagar fronteiras de um corpo em constante transição — geográfica, temporal, particular. Um desenho de corpo-escrita que marca a sua vivência e registra na memória também do mundo as possibilidades de dor e alegria diante do inesperado. Ela evoca e convoca ação em estrofes bem organizadas, ritmadas pelo olhar, vezes puro, diante do susto que é viver. relicarioedicoes.com

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.