PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Saraiva recorre a estereótipos de gênero para o Dia da Mulher

A livraria preparou uma promoção especial para o Dia da Mulher - mas, para isso, excluiu os interesses de muitas delas.

Por Giovana Feix
Atualizado em 20 jan 2020, 19h02 - Publicado em 6 mar 2017, 11h44
 (Saraiva/Reprodução)
Continua após publicidade

Desde que foi anunciada, na semana passada, a promoção preparada pela Saraiva para o Dia Internacional da Mulher tem dado o que falar. Primeiro porque, inicialmente, todos amaram (e compartilharam) os 50% que as mulheres vão receber no dia, na compra de qualquer livro de “interesses gerais”.

Logo em seguida, porém, um questionamento bastante pertinente começou a rolar nas redes sociais:

Segundo o site da Saraiva, que está com uma promoção de 30% em produtos selecionados para a semana inteira, o “perfil ideal” para mulheres é bastante limitado – e envolve, além de muito cor-de-rosa, também muitas flores. Ele pode englobar as moças “com atitude”, “românticas”, “que se cuidam”, “fashionistas”, “religiosas”, “que gostam de dançar”, “que fizeram história”, “mamães”, “de negócios”, “organizadas”, “geeks”, “conectadas”, “que curtem boa música” e “cinéfilas”.

Os títulos acusados nas redes sociais de terem sido excluídos da campanha não terão desconto de fato, como pode ser visto no site. Livros didáticos e paradidáticos – categoria em que as subdivisões “Contabilidade, Ciências Biológicas, Exatas, Curso de Idiomas, Didáticos, Direito, Engenharia, Tecnologia, Informática e Medicina” podem ser encontradas – não fazem parte da ação.

Continua após a publicidade

screen-shot-2017-03-06-at-11-24-21-am

A promoção como um todo, além dos “perfis ideais” de mulher, é envolta por uma aura cor-de-rosa. Como ficam as mulheres que amam filmes de terror? Livros sobre política? Contos de suspense? Dicas de marcenaria? Essa promoção também é para elas?

Mesmo sem levarmos em consideração os tais livros didáticos e paradidáticos, a seleção de produtos em questão exclui várias áreas pelas quais as mulheres, em toda sua variedade, poderiam se interessar. Com isso, a campanha acaba reforçando os estereótipos de gênero que (justamente!) uma data como o Dia Internacional da Mulher pretende questionar.

Continua após a publicidade
what
(Reprodução/Giphy)

Já passou da hora de entender que lugar de mulher é onde ela quiser, e que, para isso, os livros também são escolha dela, né?

https://twitter.com/tdbem/status/838508459968581636

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

https://twitter.com/mariwont/status/838603210088714242

De acordo com comunicado enviado pela Saraiva, as categorias que farão parte da ação que a empresa desenvolverá,exclusivamente no dia 08 de março, oferecendo 50% de desconto em livros para todas as mulheres são: Administração, Agropecuária, Artes, Autoajuda, Ciência Humanas e Sociais, Economia, Esoterismo, Espiritualismo, Esportes e Lazer, Gastronomia, Geografia e História, Linguística, Literatura Estrangeira, Literatura Infantojuvenil, Literatura Nacional, Psicologia, Religião, Turismo, Livros Digitais de todas as mesmas categorias anteriormente citadas e toda a categoria de Livros Importados. Ao todo, serão disponibilizados com 50% de desconto mais de 200 mil títulos. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.