Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rara dinastia de mulheres poderosas é descoberta por arqueólogos

Na região hoje chamada de Novo México, um túmulo mostra que as mulheres desta civilização pré-colombiana eram tão poderosas quanto os homens.

Por Giovana Feix
Atualizado em 20 jan 2020, 19h25 - Publicado em 1 mar 2017, 12h38
 (Penn State University/Reprodução)
Continua após publicidade

No atual estado norte-americano do Novo México foram encontradas provas de que uma civilização pré-colombiana costumava dar tanto valor social às mulheres quanto aos homens – uma situação bastante rara ao longo da história. Os responsáveis pela revelação são pesquisadores da Penn State University, nos Estados Unidos.

Situado em Pueblo Bonito, em um cânion, foi um túmulo encontrado pelos arqueólogos o que levou a esta descoberta. Ali foram enterradas 14 pessoas diferentes, junto de luxuosas oferendas – associadas, muito provavelmente, à origem nobre dos mortos. Através da análise de seu DNA, foi possível concluir que todos ali eram ligados por laços familiares – mais especificamente, que tinham um antepassado em comum pelo lado materno.

Não se trata de coincidência. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o antropólogo Douglas Kennett, coordenador da pesquisa, conta que “o poder e a influência política nessa sociedade estavam associados à linhagem materna, de forma que tanto homens quanto mulheres compartilhavam poder e influência“. O único pré-requisito para este tipo de prestígio era pertencer a um clã feminino nobre. Não é incrível?


Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.