Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quem é Emma Reyes, artista colombiana homenageada pelo Google

Pintora e escritora faria 104 anos neste domingo (9) e ganhou homenagem no "doodle"

Por Da Redação
9 jul 2023, 11h40

Emma Reyes, artista e escritora colombiana, é a grande homenageada deste domingo (9) pelo “doodle”, ferramenta utilizada na página inicial do Google.

O “doodle” é ferramenta usada pelo Google para prestar uma homenagem a datas e personalidades, além e se posicionar diante de acontecimentos marcantes. A pintora, contadora de histórias e escritora colombiana. A pintora, contadora de histórias e escritora colombiana nasceu neste mesmo dia no ano de 1919, em Bogotá, na Colômbia.

Carreira como pintora e na literatura

Emma Reyes (1919 – 2003) teve uma vida difícil e traumática. Ela nasceu em uma família pobre e foi abandonada pela mãe quando era criança, assim foi colocada em um convento, onde sofreu abusos e maus-tratos. Aos 19 anos, escapou e se mudou para a Argentina, onde trabalhou como babá e empregada doméstica.

View this post on Instagram

A post shared by Association Emma Reyes (@associationemmareyes)

Continua após a publicidade

Ao longo de sua vida, Emma Reyes desenvolveu uma paixão pela arte e começou a pintar. Suas pinturas eram frequentemente inspiradas em suas memórias e experiências pessoais. Ela viveu em vários países da América Latina, incluindo Argentina, Uruguai e Chile, antes de finalmente se estabelecer em Paris, França, onde viveu por mais de 30 anos.

View this post on Instagram

A post shared by Association Emma Reyes (@associationemmareyes)

Durante sua vida em Paris, Emma Reyes desenvolveu amizades com importantes figuras do mundo da arte e da literatura, incluindo o renomado pintor colombiano Fernando Botero e o escritor francês Jean-Paul Sartre. A artista continuou a pintar e também começou a escrever cartas para um amigo de infância, contando suas memórias e experiências de vida.

Continua após a publicidade

Essas cartas foram compiladas e publicadas após sua morte, formando o livro Memória por correspondência. A obra recebeu aclamação crítica e se tornou um sucesso internacional, sendo traduzida para vários idiomas. Nele, Emma Reyes retrata sua infância difícil na Colômbia, suas experiências de abuso e exploração, mas também sua resiliência e o poder da arte em sua vida.

Emma Reyes Memória por correspondência
A artista é conhecida principalmente por seu livro “Memória por correspondência” publicado postumamente, em 2012 (Amazon/Reprodução)

Emma Reyes é considerada uma das vozes mais importantes da cultura e literatura latino-americana. Sua obra é valorizada por sua honestidade, força e capacidade de retratar a resiliência humana em face da adversidade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.