CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Quando caíram as máscaras, nascia o balé

Em 29 de abril, se celebra o Dia Mundial da Dança

Por Ana Claudia Paixão Atualizado em 29 abr 2020, 19h16 - Publicado em 29 abr 2020, 08h30

Há 260 anos um livro mudou para sempre o que viria a ser conhecido como balé. Escrito por Jean Georges Noverre, “Cartas sobre a Dança” reunia 15 documentos escritos por ele onde apresentava uma proposta inovadora para a época, a de transformar a dança em ação. Assim nascia o balé, que hoje (29) é celebrado com o Dia Mundial da Dança.

Dança era muito importante para a nobreza. Desde que a Corte francesa importou da Itália os balettos, os bailes em Paris nunca mais foram os mesmos. Louis XIV, o Rei Sol, era tão apaixonado pela dança que criou uma Academia Real de Dança e os passos cresciam em dificuldades. Em geral, os bailes demandavam o uso de máscaras, uma tradição que estava com os dias contados.

[wpvideo JHTWcCDN]

Jean Georges Noverre era um dos dançarinos mais respeitados de seu tempo e, influenciado pelos pensamentos iluministas da época, percebeu que na dança existia uma nova forma de arte, onde música,  cenários, figurinos, pantomima, coreografia  e interpretação contavam uma história. Suas 15 cartas são consideradas até hoje a obra decisiva para o futuro da dança teatral.

Quando Noverre chefiou a Opéra-Comique de Paris, ele criou paródias dançadas que alcançaram grande sucesso. O ‘balé’ estava ‘inventado’.  Para Noverre, a dança em ação era uma forma de interpretar, onde máscaras não seriam mais usadas para que as expressões dos bailarinos pudessem ser vistas. Ao fazer essas mudanças, a dança que antes estava restrita à nobreza se tornou uma arte mais popular, saindo dos palácios para os teatros.

Continua após a publicidade

UNESCO escolhe a data de nascimento de Noverre para celebrar a dança

O Comité Internacional da Dança (CID), da UNESCO, decidiu em 1982 que o Dia Mundial da Dança seria celebrado na data de nascimento Noverre. Em 2020, com pandemia da COVID-19, a data será celebrada nas plataformas digitais, com apresentações online, como a escola do balé Bolshoi no Brasil, que fará live no Instagram, entre as 10h 14h.

View this post on Instagram

Todos prontos para o Dia Mundial da Dança? Na Escola Bolshoi, vamos comemorar a semana inteira, e convidamos um time de grandes profissionais para compartilharem sua arte com a gente 🤗 Então convocamos a todos para que participem das lives, entrando no clima dessa comemoração que é sempre tão especial para a Escola Bolshoi. Anotem as datas, arrastem o sofá e participem 😉❤

A post shared by Escola Bolshoi Brasil (@escola_bolshoi) on

     

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade