CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Onde ficam as oito praias de nudismo oficiais brasileiras

Já pensou em viajar para um destino naturista?

Por Priscila Doneda Atualizado em 20 jan 2020, 22h40 - Publicado em 17 jan 2017, 17h39

Você até pode apostar em biquínis ou maiôs maravilhosos neste verão, mas há locais em que eles são completamente dispensáveis. No Brasil, de acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), há oito praias de nudismo, nas quais os banhistas podem curtir a natureza do jeitinho como vieram ao mundo. Elas ficam nos estados da Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Nessas praias, a prática do nudismo é regulamentada, mas é preciso que as Normas Éticas do Naturismo Brasileiro sejam seguidas. Entre elas, é considerada falta grave “ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas” e tido como comportamento inadequado “fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos mesmos”, por exemplo.

Confira, a seguir, onde ficam esses destinos e comece a planejar desde já a sua próxima viagem!

1. Praia de Massarandupió, Entre Rios, Bahia

https://www.instagram.com/p/BOzXUEMACz5/?taken-at=977093269012277

A 93 quilômetros de Salvador, a praia conta com dois quilômetros reservados para a prática do naturismo, além de dunas e piscinas naturais, formadas pelo mar calmo.

2. Praia de Barra Seca, Linhares, Espírito Santo

https://www.instagram.com/p/BB5uU4nP-Pi/?taken-at=737967360

A 142 quilômetros de Vitória, a praia permite que os frequentadores pratiquem o nudismo e tomem banho de mar ou de rio. Apesar de ter cerca de 10 quilômetros de extensão, apenas 200 metros tolera o naturismo.

3. Praia de Tambaba, Conde, Paraíba

https://www.instagram.com/p/BPN7B1wjcgO/?taken-at=1149847341776368

A 30 quilômetros de João Pessoa, Tambaba foi a primeira praia a ter o naturismo permitido por lei municipal no nordeste. Lá, o local se divide entre os que usam e os que não usam roupas.

4. Praia Olho de Boi, Armação dos Búzios, Rio de Janeiro

https://www.instagram.com/p/BPLQBOig8aM/?taken-at=1025935268

Muito pequena, a praia tem águas cristalinas e cerca de 50 metros de extensão. Se quiser chegar até essa praia por terra, é preciso fazer uma trilha, com duração média de 30 minutos, saindo da Praia Brava.

5. Praia do Abricó, Rio de Janeiro

View this post on Instagram

#somelikeitnaked

Continua após a publicidade

A post shared by Milan Pavelka (@milanpavelka) on

A praia fica na Área de Proteção Ambiental de Grumari, logo após a Prainha (para quem toma o sentido de Barra de Guaratiba). Com um quilômetro de extensão, é um cantinho perfeito no Rio de Janeiro para quem quer privacidade e contato com a natureza.

6. Praia de Pedras Altas, Palhoça, Santa Catarina

https://www.instagram.com/p/BOpSS-CAaqD/?taken-at=364262500

A 30 quilômetros de Florianópolis, a estreita faixa de areia logo é tomada pelo mar, cercado de pedras que encantam os turistas.

7. Praia da Galheta, Florianópolis, Santa Catarina

View this post on Instagram

A post shared by Alex Santana (@alexwsantana) on

Com cerca de um quilômetro, o local conta com uma faixa de areia bem generosa, o que garante mais privacidade aos banhistas. Além de a nudez não ser obrigatória por lá, o acesso à praia fica por conta de trilhas, a partir da Praia Mole ou do canal da Barra da Lagoa.

8. Praia do Pinho, Balneário Camboriú, Santa Catarina

View this post on Instagram

Por favor, colabore. #beach #paradise #naturism

A post shared by Débora Brauhardt (@brauhardt) on

Com 500 metros de extensão, a Praia do Pinho é considerada a primeira de naturismo do Brasil e a quinta do mundo. A cerca de 80 km de Florianópolis, o local surpreende pela infraestrutura. Lá, é possível encontrar pousada, camping, estacionamento e bares.

Continua após a publicidade
Publicidade