Morre aos 82 anos Leonard Cohen, compositor de “Hallelujah”
Leonard Cohen foi cantor, compositor, escritor e poeta - e autor de uma das mais belas músicas do século XX
Na noite da última quinta-feira (10) morreu o cantor, compositor, escritor e poeta canadense Leonard Cohen, aos 82 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas a página oficial de Cohen divulgou um comunicado:
“Com profunda tristeza comunicamos que o lendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen faleceu. Perdemos um dos mais reverenciados e prolíficos visionários da música. Um memorial irá acontecer futuramente em Los Angeles. A família pede privacidade neste momento de dor.”
Talvez você não conheça toda a obra de Leonard Cohen, mas apostamos que uma música dele você já ouviu. Considerada uma das mais belas do século XX, “Hallelujah” é uma obra-prima que não passa despercebida.
“Hallelujah”, ou “Aleluia”, em português, foi gravada pela primeira vez pelo próprio Leonard Cohen, em 1984. A letra faz referência a várias passagens do Velho Testamento, como a história de Sansão e Dalila e do Rei Davi e Betsabé.
A versão mais bonita, porém, talvez seja de Jeff Buckley, visceral, gravada em 1994. Buckley não viveu para ver sua versão fazer sucesso, pois morreu afogado no rio Mississippi em 1997, aos 30 anos. Sua música só fez sucesso de verdade em 2008, justamente com “Hallelujah”.
Na turnê 360, do U2, a banda também tocava a música
E artistas diversos quiseram entoar “Hallelujah” alguma vez na vida. Bon Jovi tocou
E até a Sandy!
A obra de Leonard Cohen vai muito além dessa canção, e vale a pena ser explorada. “Hallelujah” é uma ótima porta de entrada para conhecer e homenagear esse gênio da música que se despediu da terra.
[spotify id=”spotify:user:spotify:playlist:1kZSS179bOW1A5QOAuclXj” width=”300″ height=”380″ /]