PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Livro “Joana Princesa” leva o universo trans aos contos de fadas

Joana nasceu João e seu maior sonho era ser uma garota como as outras.

Por Júlia Warken
Atualizado em 21 jan 2020, 09h13 - Publicado em 10 jun 2016, 13h46
Ilustração de Marina Tranquilin (/)
Continua após publicidade

Era uma vez uma princesa que, ao nascer, recebeu o nome de João. Algum tempo depois, a criança pediu para que seus pais a chamassem de Joana. Assustados e confusos, o rei e a rainha não sabiam o que fazer para reverter a situação e até consultaram a bruxa do reino. Enquanto isso, Joana apenas sonhava em ser uma garota igual a todas as outras. Para realizar seu sonho, ela parte em uma grande aventura em busca do Arco-Íris Mágico que, segundo a lenda, pode transformar rapazes em garotas.

Ilustração de Marina Tranquilin
Ilustração de Marina Tranquilin ()

Assim é “Joana Princesa”, o primeiro conto de fadas brasileiro a abordar a temática transexual. De maneira muito terna e cheia de pequenas metáforas, a autora Janaína Leslão busca desmistificar esse tema tão delicado. “É um texto leve e que chega a cada leitor de uma forma diferente, a depender de sua capacidade de compreensão do mundo e do tema”. Além de falar sobre os conflitos internos de Joana e sobre a aceitação familiar, o livro também aborda a inclusão dessas crianças no ambinete escolar. 

Ilustração de Marina Tranquilin
Ilustração de Marina Tranquilin ()

Essa é a sugunda vez que Janaína leva a temática LGBT para os contos de fadas. “A Princesa e a Costureira”, livro anterior da autora, conta a história de uma princesa prometida em casamento que se apaixona pela costureira encarregada de fazer seu vestido de noiva. 

Continua após a publicidade

Ilustração de Marina Tranquilin
Ilustração de Marina Tranquilin ()

Escritora e também psicóloga, Janaína explica que sentiu a necessidade de lançar livros infanto-juvenis LGBTs depois de ter trabalhado com adolescentes sobre questões referentes a sexualidade, gênero e prevenção de DSTs. “Sentia dificuldade de encontrar materiais leves, em linguagem acessível, que abordassem finais felizes para pessoas que não se encaixavam nos padrões heteronormativos de nossa sociedade”, conta. O livro já está disponível nas livrarias e também pode ser adquirido através do site da Metanoia Editora.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.