Livro “Joana Princesa” leva o universo trans aos contos de fadas
Joana nasceu João e seu maior sonho era ser uma garota como as outras.
Era uma vez uma princesa que, ao nascer, recebeu o nome de João. Algum tempo depois, a criança pediu para que seus pais a chamassem de Joana. Assustados e confusos, o rei e a rainha não sabiam o que fazer para reverter a situação e até consultaram a bruxa do reino. Enquanto isso, Joana apenas sonhava em ser uma garota igual a todas as outras. Para realizar seu sonho, ela parte em uma grande aventura em busca do Arco-Íris Mágico que, segundo a lenda, pode transformar rapazes em garotas.
Assim é “Joana Princesa”, o primeiro conto de fadas brasileiro a abordar a temática transexual. De maneira muito terna e cheia de pequenas metáforas, a autora Janaína Leslão busca desmistificar esse tema tão delicado. “É um texto leve e que chega a cada leitor de uma forma diferente, a depender de sua capacidade de compreensão do mundo e do tema”. Além de falar sobre os conflitos internos de Joana e sobre a aceitação familiar, o livro também aborda a inclusão dessas crianças no ambinete escolar.
Essa é a sugunda vez que Janaína leva a temática LGBT para os contos de fadas. “A Princesa e a Costureira”, livro anterior da autora, conta a história de uma princesa prometida em casamento que se apaixona pela costureira encarregada de fazer seu vestido de noiva.
Escritora e também psicóloga, Janaína explica que sentiu a necessidade de lançar livros infanto-juvenis LGBTs depois de ter trabalhado com adolescentes sobre questões referentes a sexualidade, gênero e prevenção de DSTs. “Sentia dificuldade de encontrar materiais leves, em linguagem acessível, que abordassem finais felizes para pessoas que não se encaixavam nos padrões heteronormativos de nossa sociedade”, conta. O livro já está disponível nas livrarias e também pode ser adquirido através do site da Metanoia Editora.