21 bons filmes para ver após a Ancine “esconder” as produções brasileiras
A Agência Nacional do Cinema retirou cartazes de títulos nacionais dos corredores de sua sede e do site da instituição, gerando críticas de artistas
Por Letícia Paiva
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 22 abr 2024, 09h11 - Publicado em 4 dez 2019, 19h17
A notícia de que cartazes de filmes nacionais foram retirados das paredes da sede da Agência Nacional do Cinema (Ancine), no Centro do Rio de Janeiro, gerou comoção nas redes sociais. Conforme noticiado pela Folha de S.Paulo, a remoção dos cerca de cem quadros expondo pôsteres de filmes brasileiros antigos e em cartaz – que costumavam estar lá desde 2002 –aconteceu na sexta-feira (29). Também sumiu do site da instituição a listagem dos nacionais que estão nos cinemas.
Entre os cartazes retirados, estariam alguns referentes a clássicos do cinema nacional, como Deus e o Diabo na Terra do Sol,O Bandido da Luz Vermelha e Cabra Marcado para Morrer. Em resposta ao que seria uma represália da nova direção do órgão a filmes em desacordo às suas ideologias políticas – interpretação rejeitada pela Ancine –, atrizes, atores e cineastas estão divulgando cartazes de filmes brasileiros.
Abaixo, você confere indicações deles e outras opções do cinema nacional que podem ser assistidas em diferentes plataformas de streaming.
“Um governo que não valoriza a sua cultura não valoriza a história do seu país”, escreveu a atriz Maria Ribeiro, ao compartilhar o pôster de Como Nossos Pais, dirigido por Laís Bodanzky. Esse filme pode ser assistindo na plataforma de streaming Telecine Play.
A atriz Camila Pitanga compartilhou o cartaz de Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, de Beto Brant e Renato Ciasca, que está disponível no Google Play Filmes . Também compartilhou Benzinho, de Gustavo Pizzi, que também pode ser visto na mesma plataforma ou no Telecine Play.
Uma seleção de títulos foi feita pela atriz Leandra Leal. Entre os divulgados por ela, estão O Lobo Atrás da Porta (no Google), Que Horas Ela Volta? (no Globoplay), O Som ao Redor (no Netflix), Dominguinhos (no Globosat Play), Minha Vida em Marte (no Telecine Play), A vida Invisível (em cartaz nos cinemas). Ela escreveu “O Brasil tem filme pra entreter, pra fazer chorar, pra ‘sair da sessão frouxa de rir’, pra ficar chocado, pra ficar pensando dias sobre aquela trama…”, escreveu Leandra.
Um dos títulos escolhidos pela atriz Alinne Moraes foi Tim Maia: Vale o que vier, disponível no Globoplay. “Absurda a retirada dos cartazes de filmes brasileiros das paredes e plataformas digitais da Ancine”, protestou ela.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Black Friday
A melhor notícia da Black Friday
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
a partir de 10,99/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.