Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Emilia Clarke revela que sofreu dois aneurismas cerebrais desde 2011

"Eu nunca contei essa história publicamente, mas agora é a hora"; A atriz relatou que houve momentos em que nem seu próprio nome conseguia lembrar.

Por Fernando Gomes
Atualizado em 15 jan 2020, 21h52 - Publicado em 21 mar 2019, 19h22
 (Divulgação/HBO)
Continua após publicidade

Emilia Clarke vem de um longo trabalho em ‘Game of Thrones‘ com sua Daenerys Targaryen, personagem icônica da série e uma das favoritas entre os fãs. O que não sabíamos era o problema grave de saúde que a atriz no decorrer da série: ela teve dois aneurismas cerebrais.

Desde 2011, quando Emilia gravou a primeira temporada de ‘GoT’ para a HBO, ela já sofria com isso. A atriz contou todo o processo e as dificuldades que enfrentou naquele momento em um relato em primeira pessoa para a revista The New Yorker.

Intitulado “Uma batalha pela minha vida”, ela descreveu as vezes em que sentia uma dor “aguda, penetrante e constritiva” no crânio quando praticava exercícios físicos. “Eu algum nível, eu sabia o que estava acontecendo: meu cérebro estava danificado”, contou.

O aneurisma cerebral é causado pela fraqueza de um vaso sanguíneo do cérebro, fazendo com que ele infle e se encha de sangue. Dor de cabeça súbita e grave e náuseas são dois dos sintomas e, dependendo da gravidade, isso pode causar hemorragia e talvez até o óbito.

Emilia Clarke revela que sofreu dois aneurismas cerebrais desde 2011

Continua após a publicidade

“Quando todos os meus sonhos de infância pareciam se tornar realidade, eu quase perdi a cabeça e depois a minha vida”, disse ela. A atriz também afirmou que em diversas vezes no set de filmagens tentava lembrar de algumas falas da série para manter a memória viva e afastar a dor e a náusea.

Duas operações

Na época de lançamento da série, Emilia fez a primeira cirurgia. Após  a operação, uma enfermeira lhe pediu que dissesse seu nome completo e ela simplesmente não sabia responder. “Palavras sem sentido saíram da minha boca e eu entrei em pânico. Eu sou uma atriz, precisava lembrar das minhas falas, e agora eu não conseguia lembrar meu própria nome”, relatou.

Um mês depois, já recuperada e trabalhando, um segundo aneurisma – dessa vez menor – foi encontrado no outro lado do cérebro. E uma nova cirurgia foi feita, em 2013, também bem sucedida. Ela contou que a recuperação desta, entretanto, foi bem mais conturbada que a anterior. “Parecia que eu tinha passado por uma guerra pior que qualquer uma que Daenerys tenha experimentado”.

Aproveitando o espaço de fala, a britânica anunciou a criação de uma organização de caridade para cuidar de outras pessoas que sofreram o mesmo tipo de problema de saúde. Seu nome é “SameYou” e o intuito é dar suporte a quem sofre desse mal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.