PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Bolsonaro suspende edital de séries LGBTs que passariam em TVs públicas

A discussão sobre o assunto começou quando o presidente afirmou que não deixaria a Ancine investir em produções sobre diversidade de gênero e sexualidade.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 15 jan 2020, 11h04 - Publicado em 22 ago 2019, 15h08
O presidente Jair Bolsonaro faz transmissão ao vivo para rede sociais. (Alan Santos/PR/Agência Brasil)
Continua após publicidade

Na última quarta-feira (21), Jair Bolsonaro divulgou no Twitter a matéria do G1 que informava que o seu governo suspendeu o edital que havia selecionado séries de temática LGBT para serem exibidas em TVs públicas.

A discussão a respeito do assunto havia começado na quinta-feira passada (15), quando o atual presidente usou uma live no Facebok para afirmar que não deixaria a Agência Nacional do Cinema (Ancine) investir dinheiro em produções sobre diversidade de gênero e sexualidade.

Para convencer ao público de que tal atitude fazia sentido, Bolsonaro comentou quatro projetos de séries que haviam passado pela seleção inicial da Agência – “Transversais”, “Afronte”, “Religare Queer” e “O Sexo Reverso”. Sobre a primeira, por exemplo, ele disse: “Um chama ‘Transversais’. Olha o tema: ‘Sonhos e realizações de cinco pessoas transgêneros que moram no Ceará’. O filme é isso daqui, conseguimos abortar essa missão”. 

Já sobre a segunda, o presidente foi ainda mais equivocado: “‘Afronte’. ‘Mostrando a realidade vivida por negros homessexuais no Distrito Federal’. Eu não entendi nada. Olha, a vida particular de quem quer que seja ninguém tem nada a ver com isso, mas fazer um filme sobre isso, confesso que não dá para entender. Então mais um filme que foi pro saco aí”. 

Junto com o posicionamento enfático de Bolsonaro, a justificativa para a pausa do edital por 180 dias, assinada por Osmar Terra, ministro da Cidadania, é de que há a necessidade de recomposição do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (CGFSA), organização que liberaria a verba às produções. E, a partir da nova composição, os projetos voltarão a ser discutidos. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.