As vidas de 100 mulheres incríveis contadas em histórias de ninar
Livro "Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes" apresenta às pequenas leitoras heroínas fabulosas como Frida Kahlo, Nina Simone e Coco Chanel.
Ouvir uma boa história antes de dormir é um dos melhores jeitos de pegar no sono. Imagina quando tudo começa com “Era uma vez uma garotinha mexicana chamada Frida”? Pois bem: a V&R Editoras lança neste mês o livro “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes“, que vai tornar essa ideia uma realidade. A obra conta a trajetória de vida de cem mulheres extraordinárias através dos séculos.
De Cleópatra a Simone Biles, passando por Miriam Makeba, Nina Simone, Coco Chanel e, justamente, Frida Kahlo, a coletânea com certeza vai fazer com que as crianças tenham sonhos maravilhosos – tanto à noite, imediatamente após as histórias, quanto na vida, construindo ao longo dos anos uma sociedade cada vez mais igualitária.
O livro é traduzido do inglês, e, nos Estados Unidos, se chama “Good Night Stories for Rebel Girls“. No país, o livro começou com uma campanha de financiamento coletivo fundada por Elena Favilli e Francesca Cavallo. Além de contar a história de mulheres incríveis, o livro também é ilustrado por mulheres incríveis do mundo todo.
No Instagram, dá para ver várias garotas rebeldes curtindo muito esse projeto maravilhoso. Não é lindo?
https://www.instagram.com/p/BP_XX-9DMWB/?tagged=goodnightstoriesforrebelgirls
https://www.instagram.com/p/BQUDZi4hWIY/?tagged=goodnightstoriesforrebelgirls
https://www.instagram.com/p/BQUY5WEAHMI/?tagged=goodnightstoriesforrebelgirls
https://www.instagram.com/p/BPPBex-hxVF/?tagged=goodnightstoriesforrebelgirls
A editora do livro no Brasil, a V&R, é a mesma que esteve envolvida com uma polêmica na internet no final de 2015, por conta de livros repletos de preconceitos de gênero.
À época, a V&R afirmou que os títulos em questão (“Piadas sobre meninas” e “Piadas sobre meninos“) haviam sido descontinuados em 2010. “Lamentamos sinceramente que esses livros tenham sido publicados no passado”, declararam em nota. “A V&R Editoras reforça seu compromisso ético de publicar conteúdos que não estimulem qualquer tipo de ação discriminatória”.
Dá para ver que, sete anos depois que os livros de “piadas” deixaram o catálogo, a editora está realmente se comprometendo com a promessa, né? Que bom!
Por enquanto, “Histórias de ninar para Garotas Rebeldes” só está à venda na Saraiva e na Livraria da Travessa. Segundo a V&R, no entanto, em breve ele estará nas demais livrarias. A faixa etária indicada? “Para garotas rebeldes de 4 a 101 anos”, brincam eles no Facebook.