Antes de ‘Shazam’, da DC, Zachary Levi atuou em filme da Marvel
Conversamos com Zachary Levi, o astro de 'Shazam', e ele falou sobre a experiência de viver personagens das empresas rivais.
O mundo dos quadrinhos americanos de super-heróis é polarizado entre os personagens da Marvel e os da DC, mas no cinema não temos uma equivalência assim. Tirando um ou outro filme como ‘Mulher Maravilha‘ e ‘Aquaman‘, a DC não consegue ter aquela relevância no universo cinematográfico como sua rival dos quadrinhos.
Após erros com ‘Batman vs Superman‘ e ‘Liga da Justiça‘, a Warner (responsável pelos filmes) parece ter dado uma freada e tentado experimentar outros heróis. E é nesse contexto que chegamos ao ‘Shazam’, o mais novo filme de herói que está bombando no cinema.
O filme é estrelado por Zachary Levi, e o ator esteve no Brasil em dezembro para participar da CCXP (o maior evento de cultura nerd do mundo). Zachary conversou com a gente e vários outros jornalistas após comer muitos pães de queijo (ele amou a iguaria brasileira) e contou sobre os desafios de se interpretar um personagem nessa fase do cinema que todo mundo está aficionado por grandes heróis. E, acredite: ele falou também sobre sua passagem pela “rival” Marvel.
Zachary Levi na Marvel e na DC
Chris Evans teve a chance de interpretar dois heróis do mesmo universo da Marvel (ele foi o Tocha-Humana no primeiro filme do ‘Quarteto Fantástico‘, mas atualmente defende o manto do Capitão América), mas poucos atores tiveram a oportunidade de participar de duas empresas rivais. Zachary Levi fez uma participação no universo Marvel interpretando Fandral nos dois últimos filmes do Thor, e achou sua experiência muito divertida.
“Fui escalado no primeiro filme mas não pude fazer o papel, e pensei que nunca ia acontecer de novo.”, explicou o astro de Hollywood. “Só que no segundo filme o Josh Dallas (intérprete escolhido para fazer o Fandral) estava fazendo ‘Once Upon a Time’, então a Marvel bateu na minha porta e perguntou se eu queria fazer o personagem”. A experiência foi bem legal, mas não tão legal quanto estar em seu próprio filme no universo DC.
O ator, que é fã de quadrinhos e videogames, se encontrou nesse universo da cultura pop, mesmo com um papel mais “desconhecido”. Segundo Levi, Shazam não é tão popular assim mesmo entre os fãs dos heróis por ter uma história judicialmente atribulada. O personagem originalmente era chamado de Capitão Marvel e foi criado por uma outra editora para competir com o Superman, mas umas tretas rolaram, e a DC comprou os direitos do personagem.
No meio disso tudo ela teve um problema judicial com o nome do Capitão Marvel, que foi registrado pela Marvel para nomear um outro heróis que também atende pelo nome de Capitão Marvel (e que, atualmente, é representado pela Carol Danvers, a Capitã Marvel). A saída foi usar o nome com o qual o personagem ficou conhecido informalmente: Shazam!
Preparação para o papel
Zachary Levi precisou passar por dois desafios muito grandes: ganhar músculos e entrar no universo dos jovens. A identidade secreta do Shazam é Billy Batson, um garoto fracote de 14 anos que ganha o poder de virar um super-herói adulto ao gritar a palavra Shazam, então o poderoso é, na verdade, um adolescente no corpo de um homem mais velho. Por sorte, o ator não teve tantos problemas ao entender os jovens de hoje em dia.
“Eu sempre fui um crianção. Por sorte a acne foi embora. Eu não aprendi nada sobre jovens porque nada mudou, se você for ver. A sociedade muda, agora tem tecnologia, que sorte que eu não tinha Instragram na minha juventude”, brincou o ator, que logo depois explicou como o Instagram nos faz ficar mal com a vida supostamente perfeita dos outros.
Se isso foi fácil, o mesmo não se pode dizer da preparação física. Zachary precisou malhar cinco dias na semana e encarar uma dieta com muitas calorias. “E não as calorias divertidas, como sorvete e pizza, tive de comer muito frango com brócolis”, explicou. Mas isso trouxe uma qualidade de vida incrível para o ator, que se sente saudável como nunca antes.
Ainda na parte visual, Levi contou que precisou pintar o cabelo, pois o Shazam não poderia ter fios grisalhos comuns a um homem de 38 anos como o ator. “Sorte que pude botar a culpa no trabalho, não foi por mim“, confessou em meio a risadas.
Lidando com haters
O recente filme da Capitã Marvel trouxe à tona uma quantidade gigantesca de ódio na internet, por pessoas que se incomodaram com a representatividade da personagem e por alterações feitas na obra original da heroína. Ao ser perguntado sobre isso, Zachary Levi acredita ser capaz de enfrentar essa quantidade de ódio destilada na internet.
O ator até tem uma explicação para a origem disso tudo: ele conta que vivemos em um mundo com tanto conteúdo, com tantos filmes de heróis, que é normal as pessoas colocarem nos personagens queridos suas próprias identidades. E quanto algum produtor faz alguma mudança, ou realiza algo que o fã desgosta, isso é considerado uma ofensa pessoal. “É como mexer com sua própria identidade. E disso vem a toxicidade“, analisa o astro.
Zachary até apontou que muita gente ainda chama o Shazam pelo nome antigo de Capitão Marvel, e ele precisa dizer “Amigo, já existe uma Capitã Marvel aí, a Carol Danvers, agora é Shazam“. Mesmo assim, ele defende que a melhor forma de combater isso é com o diálogo. “Não vou ficar bravo com a pessoa, vou tentar conversar com ela, vamos tentar nos unir”, finalizou o ator.