PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A Netflix pode ficar ainda mais cara muito em breve. Entenda

Com novos impostos pela frente, a plataforma de streaming pode se ver obrigada a aumentar a mensalidade.

Por isabelavilla
Atualizado em 16 jan 2020, 17h14 - Publicado em 9 mar 2018, 15h25
PARIS, FRANCE - SEPTEMBER 19: In this photo illustration the Netflix logo is seen on September 19, 2014 in Paris, France. Netflix September 15 launched service in France, the first of six European countries planned in the coming months. (Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images) (Pascal Le Segretain/Getty Images)
Continua após publicidade

Netflix pode ficar ainda mais cara muito em breve por causa de uma taxa destinada a fomentar a indústria audiovisual brasileira, como informa a coluna Mercado Aberto, da Folha de S. Paulo.

Chamado de Condecine (contribuição para o desenvolvimento da indústria cinematográfica), o imposto é pago por todas as empresas que disponibilizam conteúdos audiovisuais com fins comerciais. Por isso, o preço da mensalidade para quem assina a plataforma pode sofrer um aumento.

A forma que será cobrada a taxa, no entanto, ainda não está definida, mas há dois modelos a serem utilizados, um a partir do cálculo da alíquota do faturamento dos serviços, e outro pelo número de assinantes ou de vendas da plataforma. 

A decisão final será tomada pelo Conselho Superior de Cinema, no dia 11 de abril, e, segundo Sérgio Sá Leitão, Ministro da Cultura, ela deve ser tomada no máximo até o mês de junho, para que as novas leis e aumentos vinguem o mais rápido possível, pois há outras plataformas de streaming esperando pela nova regra para chegar ao Brasil.

Em dezembro de 2017, o governo permitiu a cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), já modificando um pouco o valor para os assinantes. Atualmente o valor é a partir de 20 reais.

Entramos em contato com a Netflix que explicou estar ciente da possibilidade da taxa, porém não há nada a declarar até o momento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.