6 perfis de mulheres incríveis para você começar a semana inspirada
26 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina e essas minas têm muita coisa boa para compartilhar com a gente
Neste domingo (26), é celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, e é muito importante entender essa data e toda a luta de mulheres que, no passado, gritaram e fizeram ser ouvidas para que mudanças acontecessem hoje. A data remete ao ano de 1920, quando as mulheres finalmente tiverem o direito ao voto estabelecido na constituição dos EUA. A conquista marcou definitivamente a importância de não se calar em meio às injustiças.
Você sabia que no Brasil as mulheres só puderam frequentar a educação básica em escolas a partir de 1927? Inacreditável, né? Foi preciso muita luta para que direitos fundamentais de qualquer ser humano fossem colocados em pauta e, mesmo após anos de discussão e avanços alcançados, ainda tem muita coisa para mudar em uma sociedade que permanece extremamente machista.
Ouvir/ler/saber de mulheres é fundamental para entender a história e nosso papel nesse caminho de lutas, então, que tal aprender com o que esses seis perfis na internet têm a nos ensinar?
BABI SOUZA
Jornalista e fundadora do coletivo Movimento Vamos Juntas?
DJAMILA RIBEIRO
Mestre em Filosofia Política, ativistas pelos direitos humanos e autora de renomados livros, como “O que é lugar de fala?” e “Quem tem medo do feminismo negro?“.
MARIA LÚCIA HOMEM
Psicanalista e professora na FAAP. Possui um canal no YouTube onde fala sobre feminismo e assuntos diversos do cotidiano.
FEMINIVEGAN
Coletivo vegano, feminista e abolicionista que fala sobre como o especismo também é uma forma de agressão contra fêmeas.
NATALIA BORGES POLESSO
É uma premiada escritora e tradutora brasileira. Autora do livro “Amora‘, vencedor do prêmio Jabuti, em 2016.
PROJETO BONDELÊ
Canal no YouTube que se dedica a resenhar livros escritos por mulheres contemporâneas.