Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

6 filmes de Jean-Luc Godard disponíveis no streaming

Um dos ícones do cinema francês deixou um legado com títulos memoráveis

Por Raíssa Basílio
Atualizado em 22 abr 2024, 19h44 - Publicado em 13 set 2022, 13h31

A manhã desta terça-feira (13) amanheceu mais cinza para os amantes do cinema com a morte de Jean-Luc Godard, aos 91 anos. O cineasta é um dos pioneiros da Nouvelle Vague, icônico movimento artístico do cinema francês, ao lado de Agnès Varda e François Truffaut. Com mais de 100 produções no currículo, entre longas-metragens, curtas, documentários e séries, Godard deixou um legado para a sétima arte e sua influência está presente na cinematografia até hoje.

Para relembrar sua obra, selecionamos aqui 6 filmes de Jean-Luc Godard que estão disponíveis no streaming.

acossado de Jean-Luc Godard
Um dos mais aclamados filmes de Jean-Luc Godard, ‘Acossado’ é também seu longa de estreia. (Foto:/Divulgação)

Acossado 

A estreia de Godard no cinema foi em 1960 com Acossado, considerado um clássico do cinema francês. O filme é estrelado por Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg, que se tornaram símbolos da Nouvelle Vague após o lançamento. Como o realizador fazia um cinema experimental, esta obra tem pequenas inserções para mostrar ao espectador que ele está dentro de um filme. Um desses elementos é a quebra da quarta parede  – quando o personagem interage com a câmera ou plateia. Essa técnica tem se tornado muito popular hoje em dia, foi vista em Fleabag, por exemplo. Inclusive, Acossado é a história de amor entre Michel Poiccard (Belmondo) e Patricia Franchini (Seberg) na base do improviso, assim como na vida real. A produção está disponível para aluguel e compra no Google Play.

Continua após a publicidade
Uma Mulher É Uma Mulher Jean-Luc Godard
‘Uma Mulher É Uma Mulher’ é uma comédia romântica irreverente e pouco usual. (Foto:/Divulgação)

Uma Mulher É Uma Mulher 

Uma comédia romântica que foge do usual. Uma Mulher É Uma Mulher é estrelado por Anna Karina, atriz dinamarquesa que se tornou um dos principais nomes da Nouvelle Vague. Ela teve um relacionamento com Godard e participou de muitos fde seus filmes. Novamente, temos Jean-Paul Belmondo no elenco e Jean-Claude Brialy, outro rosto conhecido do cinema francês. A produção conta a curiosa história de Angela (Anna Karina) que quer ter um filho, mas seu namorado (Brialy) é contra a ideia. Então, ele sugere que seu melhor amigo (Belmondo) a engravide. Uma Mulher É Uma Mulher está no Telecine Play, canal que faz parte do Globoplay.

Continua após a publicidade
filmes jean-luc godard O Pequeno Soldado 
Polêmico em seu lançamento, ‘O Pequeno Soldado’ chegou a ser censurado pelo governo francês. (Foto:/Divulgação)

O Pequeno Soldado 

Este é um dos filmes de Godard que destoa de sua filmografia (assim como Detetive, de 1985). O Pequeno Soldado tem um forte teor político ao retratar a história de Bruno (Michel Subor), um desertor durante a Guerra da Argélia. Um dos seus desejos é fugir para o Brasil, mas ele acaba refugiado em Genebra, onde conhece Veronica (Anna Karina) e se apaixona. Em meio a isso, Bruno acaba em um esquema de espionagem política. O longa aborda violência e um discurso delicado com a França em relação a Guerra na Argélia e, por conta disso, foi censurado pelo governo francês. O Pequeno Soldado foi filmado em 1960, mas só teve liberação para ser lançado em 1963 com o fim do conflito armado. O filme está no Telecine Play.

Continua após a publicidade
filmes jean-luc godard Uma Mulher Casada
‘Uma Mulher Casada’ é pouco conhecido, mas merece um espaço na sua lista de filmes para assistir. (Foto:/Divulgação)

Uma Mulher Casada

Apesar de pouco conhecido, Uma Mulher Casada é um ótimo trabalho do diretor. A narrativa mostra um dia na vida de Charlotte (Macha Méril), uma mulher casada (como já entrega o título) que tem um amante. O filme foi feito de uma forma mais inteligente, funcionando quase como nossa memória. Acompanhamos as 24 horas de Charlotte em fragmentos, entre grandes planos e zooms em partes específicas, como uma placa, um detalhe do rosto. É bem interessante e uma das produções de Godard que deveria ser mais reconhecida. Uma Mulher Casada, de 1964, está no acervo Telecine Play.

Continua após a publicidade
filmes ean-luc godard masculino feminino
‘Masculino-Feminino’, lançado em 1966, é inspirado nos livros La Femme de Paul e Le Signe. (Foto:/Divulgação)

Masculino-Feminino

Colaboração do cineasta com Jean-Pierre Léaud, que fez sua estreia no cinema em Os Incompreendidos, de François Truffaut, amicíssimo de Godard. O filme acompanha Paul (Léaud), um jovem que acabou de sair do exército e se encontra desiludido com a vida. Enquanto sua namorada está focada na carreira, ele acaba encontrando conforto em causas sociais – e se envolvendo com outras mulheres. Um típico drama francês, com conflitos amorosos. Masculino-Feminino, lançado em 1966, é inspirado nos livros La Femme de Paul e Le Signe, de Guy de Maupassant. A produção está disponível no catálogo da MUBI.

Continua após a publicidade
filmes jean-luc godard Uma ou Duas Coisas que eu Sei Dela
‘Uma ou Duas Coisas que eu Sei Dela’ foca em uma dona de casa suburbana que também atua como garota de programa. (Foto:/Divulgação)

Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela

Outro filme do Godard que pode ser encontrado na MUBI é Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela. Focando em uma narrativa mais feminina, assim como em Uma Mulher É Uma Mulher, esta história gira em torno de Juliette Janson (Marina Vlady), uma dona de casa suburbana que também atua como garota de programa. O longa consegue falar de moda, beleza, sexo e Guerra do Vietnã – filme fez sua estreia em 1967, um dos períodos mais tensos do conflito. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.