Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

20 coisas tão boas que só poderiam ser de Minas Gerais

Cuidado pra não ficar garrado nessa lista

Por Mariana Lacerda e Emilãine Vieira para Abril Branded Content
Atualizado em 17 jan 2020, 17h36 - Publicado em 25 ago 2017, 16h01
 (Festival de Tiradentes/Divulgação)
Continua após publicidade
tiradentesdestaque
(istock/Getty Images)

Até o dia 27 de agosto, a cidade de Tiradentes recebe o Festival Cultura e Gastronomia, patrocinado pelo Bradesco. Entre as atrações do evento, muita mineirice e um cadim de tudo que torna Minas Gerais um trem tão especial, daqueles que quando a gente conhece não esquece jamais. A inspiração foi tanta que reunimos o melhor dessa cultura aqui.

1. Pãozim de queijo

Para começar, não tem como fugir do clichê. Mas, se é para mudar um pouco, a sugestão é abrir o pão de queijo (tem que ser mineiro de verdade!), passar requeijão cremoso, cortar uma fatia de queijo minas, outra de mussarela, mais uma de queijo prato…

https://www.instagram.com/p/BB0dK2Jvk2M/?taken-by=governomg

Ps.: Em Minas, o pão de queijo tem até data: 17 de agosto!

2. O povo mineiro

Desconfiados e reservados, mas sem deixar de lado a educação. Mineiro, na verdade, quer dizer gentileza e coração aberto para receber quem quer que seja, de onde quer que chegue.

https://www.instagram.com/p/BQ0KpyTl-G2/?taken-by=governomg

Continua após a publicidade

3. Um belo horizonte, dois, três, quatro…

A capital mineira é cercada pela Serra do Curral. Isso quer dizer que é mesmo possível enxergar o belo horizonte do seu nome em todas as direções!

https://www.instagram.com/p/BVj_SBZFnzk/

4. Torresmo

Seria o mineiro capaz de inventar algo ainda melhor que bacon?

https://www.instagram.com/p/BEGo4fIxOJJ/?tagged=torresmomineiro

5. Nó, que trem bom!

Quem é que nunca se encantou por aquele sotaque assim arrastadim, tão agradável de ouvir, que dá uma vontade de sair falando igual que nem

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

6. Tomar uma na calçada

Ninguém precisa de mar quando tem tanto bar com atendimento camarada. E bar mineiro é boteco… Se tiver mesa na calçada então, aí deu bom demais!

https://www.instagram.com/p/BXjeQcbBc4V/?taken-at=219411285

7. Feira de artesanato da Afonso Pena

Fazer compras em BH é bom, mas você já experimentou fazer compras em BH num domingo, na Afonso Pena, e depois visitar as barraquinhas de comida da feira?

https://www.instagram.com/p/7SqirypRdM/?tagged=feiradeartesanatoafonsopena

Continua após a publicidade

8. A poesia do Drummond

Se é para falar de cultura não dá para deixar de lembrar: neste mês de agosto, a morte do itabirano “orgulhoso de ferro” completa 30 anos. Sua obra é marcada pelas raízes mineiras e traz aspectos da vida no estado, tanto do interior quanto da capital – onde viveu por mais tempo.

 

https://www.instagram.com/p/BNMgefkgW5o/?taken-at=18293504

9. A prosa do Guimarães

E nem dá para pular isso. Natural de Cordisburgo, típica cidade do interior mineiro, Guimarães Rosa, embora tenha rodado o mundo, escreveu o regionalismo com simplicidade e beleza mística.

View this post on Instagram

A post shared by Renata Sanches (@resanches2912)

10. O clube da esquina

Aliás, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Tavinho Moura, Lô Borges, Fernando Brant e Beto Guedes foram apenas alguns dos nomes que se reuniram em um dos mais belos encontros musicais do país. O clube da esquina, que representa com grandiosidade a cultura mineira, começou a se encontrar na década de 1960, lançando dois álbuns, em 1972 e 1978.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Beto Guedes (@betoguedes.oficial)

11. Cidades históricas

Se vamos falar em história, Minas não decepciona! O estado guarda grande parte da historiografia nacional. E, para conhecê-la de perto, não faltam opções de passeios em Ouro Preto, Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João del-Rei e tantas outras cidades.

https://www.instagram.com/p/BXSt5mzFV3f/?taken-by=governomg

12. Estrada real

Toda essa história está guardada também nas cidades que fazem parte da Estrada Real – a maior rota turística do Brasil, que passa ainda pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O circuito foi fundamental para o desenvolvimento da história do país, lá no período do ciclo do ouro. Nos dias de hoje, Minas continua sendo destaque no extrativismo mineral – fonte de riquezas e muito caso para contar, daquele jeitim que só mineiro sabe fazer. Dá até para conhecer um trecho da Estrada Real de trem!

View this post on Instagram

A post shared by Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

Continua após a publicidade

13. Praça da Liberdade

Liberdade na bandeira, liberdade no caminhar tímido. Liberdade é também o nome da praça, localizada em BH, que abrigava o governo mineiro e suas secretarias, e é hoje um circuito cultural. A Praça da Liberdade foi até tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico. Pisa menos, Minas Gerais!

View this post on Instagram

A post shared by Prefeitura de Belo Horizonte (@prefeiturabh)

14.  “Subir Bahia e descer Floresta”

As ruas do centro de BH são batizadas pelos nomes dos estados brasileiros e de tribos indígenas. A Rua da Bahia, presente desde a planta oficial da capital, sempre despertou a atenção por ser referência de comércio e ponto de encontro da boemia e da política. Por isso, a famosa frase do compositor mineiro Rômulo Paes está gravada em um monumento da rua: “A minha vida é essa, subir Bahia e descer Floresta”.

View this post on Instagram

A post shared by Prefeitura de Belo Horizonte (@prefeiturabh)

15. Galo, Raposa e Coelho

Poderia ser o zoológico de BH (que vale a visita!), mas precisamos falar sobre o que acontece ali no Mineirão, principalmente em dia de clássico, com o galo (Atlético Mineiro) e a raposa (Cruzeiro) em campo. E quando o coração bate mais forte ao ver o coelho (América) jogar? As torcidas que estão entre as mais apaixonadas do Brasil também são apaixonantes e fazem um show à parte.

View this post on Instagram

A post shared by Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

16. Cachoeiras e trilhas

O estado mineiro não deixa a desejar para os mais aventureiros. Paisagens como as de Lavras Novas, Lagoa Santa, Capitólio, Lima Duarte, Serra do Cipó e diversas outras são de tirar o fôlego e guardam grutas, cachoeiras e muito verde.

https://www.instagram.com/p/BFMo81ivk_N/?taken-by=governomg

17. “Romeu e Julieta”

Nem romance, nem drama. Como o mineiro sabe mesmo o que é bom, levou esse clássico para a culinária, e o resultado é uma das mais genuínas e gostosas misturas brasileiras: queijo com goiabada.

https://www.instagram.com/p/BXLpJ-zDw1R/?tagged=queijoegoiabada

 

18. Inhotim

Capítulo à parte das belezas naturais e artísticas, o Instituto Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, é o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. O conceito de vivência entre arte e natureza que marca as instalações foge às descrições: precisa ser visitado e sentido.

View this post on Instagram

A post shared by Inhotim (@inhotim)

19. Feijão tropeiro

O feijão misturado à farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e tempero era cardápio obrigatório dos tropeiros que cruzavam o estado até meados do século 20 e por isso recebeu esse nome. Mas hoje, o prato continua sendo obrigatório para qualquer pessoa que cruze Minas Gerais!

https://www.instagram.com/p/BX8o2pAlxfO/?taken-by=governomg

20. Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Com tanta coisa boa, Minas Gerais respira cultura o ano inteiro. Um calendário cheinho de eventos voltados para valorizar e curtir toda essa riqueza. Há 20 anos, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes faz parte desse cronograma e não poderia ficar de fora desta lista. Porque, olha, vou falar procê, viu: é imperdível!

View this post on Instagram

A post shared by Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.