PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Soluções para cozinhar e comer sozinho

Truques e dicas à mesa para você não ter que apelar para o pedido de pizza ou para um restaurante

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 08h11 - Publicado em 11 jan 2012, 21h00
Reportagem: Josimar Melo - Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Comer sozinho pode ser divertido: experimente virar mestre-cuca e testar suas habilidades
Foto: Getty Images

Um dos primeiros sentimentos que acometem os solteiros diante dos inevitáveis horários de refeição, além da fome, é a preguiça. Olhar para a cozinha e imaginar-se preparando uma refeição solitária produz em muita gente um enorme desânimo. Preguiça de cozinhar apenas para si mesmo. Preguiça de comer sozinho. E preguiça de arrumar tudo depois, sem ajuda…

Mas a história pode ser diferente: quem mora sozinho pode mais facilmente brincar com a fantasia na hora de comer. Pode até tentar reproduzir o hábito francês de trocar a compra mensal e programada de todos os ingredientes do mês pelo hábito de passar diariamente, na volta do trabalho, pelas suas lojas de comida ou supermercados prediletos. Dessa maneira, o que se vai comer a cada dia depende do que mais atrai o comprador. É verdade que, nos bairros das cidades brasileiras, infelizmente não existe tamanha profusão de pequenas “lojas gourmets” pelas ruas. Mas, ainda que seja apenas num açougue ou supermercado, o hábito de se surpreender a cada dia com cada refeição pode tornar a vida – e o paladar – bem mais interessante.

Tempo, tempo, tempo…

Continua após a publicidade

Mas será necessário ficar enfurnado na cozinha durante tanto tempo preparando uma refeição? Não. Para quem vive e come só, existem certos pratos práticos e rápidos, mas muito saborosos. Comprar um belo bife ou um filé de peixe, umas folhas de salada ou um ingrediente para cobrir uma massa ou reforçar um risoto italiano (algum legume, ou lulas já cortadas, ou linguiça, para dar alguns exemplos), são a garantia de uma solução rápida para um jantar solitário.

A salada só requer um molho, que pode ser preparado na própria mesa no momento de se servir. O bife ou peixe pode ser feito numa grelha de ferro ou de revestimento antiaderente (artefato indispensável para quem quer fazer refeições rápidas). E tudo isso não toma mais que dez minutos. Uma massa fica pronta em menos de 20 minutos, imaginando um molho simples (tomates italianos em lata, refogados com cebola e alho, ou um molho de alho e azeite). Um risoto pode demorar um pouco mais – mas, dependendo da habilidade do cozinheiro, não exige mais que 30 minutos.

O cozinheiro mais prendado terá também colocado uma fruta (pêssego, figo) no forno, com açúcar, manteiga e suco de laranja, para que tenha uma sobremesa pronta já no fim do jantar. Outro, se for mais afoito, terá um bom sorvete na geladeira, uma calda de chocolate e pronto, sobremesa garantida. Aliás, geladeira e freezer são aliados valiosos do cozinheiro solitário, assim como um bom microondas.

Dica: mantenha sempre uma boa porção de alimentos congelados – algum peixe; fatias bem grossas de alguma carne bovina; filés de carne de porco; costeletas de cordeiro, por exemplo. Ter comidas prontas também ajuda, como uma porção de arroz ou feijão também congelado, além de molhos, que podem lhe salvar num dia de maior pressa. Dependendo do caso, congele em várias pequenas porções individuais, para ir usando aos poucos.

E para acompanhar…

Continua após a publicidade

Um copo de vinho será outra boa companhia – e esse também não deve ser um drama do solteiro. Existem muitos vinhos vendidos em meia garrafa, porção ideal para a refeição de um bebedor comedido. Mas, se seu rótulo preferido só existe em garrafa inteira, não será um problema. Beba o quanto quiser. O que ficar na garrafa, tampe e leve à geladeira. O frio ajuda a conservar tudo, inclusive o vinho (a menos que seja uma safra antiga, um vinho muito delicado, que pode ter menos tempo de sobrevida depois de aberto). Claro que isso não é indefinido, mas com certeza até a próxima refeição, ou por um ou dois dias, a bebida ainda estará saborosa.

Receitas para 1

Soluções para cozinhar e comer sozinho
Continua após a publicidade

Receita de Espaguete com tomate e alcachofra

Soluções para cozinhar e comer sozinho

Receita de
Omelete colorida

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Soluções para cozinhar e comer sozinho

Receita de Bolo de chocolate na caneca

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.