Culinária (literalmente) internacional: conheça 6 restaurantes de refugiados em São Paulo
Para conhecer comidas diferentes ao mesmo tempo em que prestigia o trabalho destes imigrantes.
Se é verdade que a questão dos refugiados tem chamado bastante atenção na mídia internacional, não é tão fácil travarmos contato com esses imigrantes no dia-a-dia. Segundo levantamento da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Brasil abriga hoje mais de 8.863 refugiados reconhecidos, tendo a solicitação de refúgio no país aumentado mais de 1.868% de 2010 até 2015 – e isso é ótimo! Com a fusão das culturas, estes seis restaurantes da capital paulista comandados por refugiados (e refugiadas) são boas opções para conhecer um pouco mais sobre eles. Com precinho honesto e comidas diferentes, você não vai se arrepender:
1. Ogarett – Brás
O jovem sírio Eyad Abuharb cozinha há mais de um ano no Brás. Seu restaurante vende principalmente shawarma, mas também kafta e sujek – de carne picante.
Endereço: Rua Doutor Ornelas, 150
Mais informações na página do Ogarett no Facebook.
2. Muna – Sabores e Memórias Árabes – por encomenda
Muna Darweesh só cozinhava para a família, na Síria. No Brasil, cozinha para quem encomendar seus quitutes árabes: entrega encomendas na sua casa ou em estações de metrô.
Mais informações na página de Muna no Facebook.
3. Talal Culinária Síria – Brooklin
O sírio Talal Al-tinawi abriu em abril de 2016 seu restaurante em São Paulo, depois de levantar mais de R$ 70 mil em campanha de financiamento coletivo.
Endereço: Rua das Margaridas, 59
Mais informações na página do Talal no Facebook.
4. Al Janiah – Anhangabaú
Os proprietários desse restaurante são refugiados palestino-sírios. Isso quem sabe explica a politização do local, que faz dos eventos e da própria essência do Al Janiah um ato de resistência.
Endereço: Rua Álvaro de Carvalho, 190
Mais informações na página do Al Janiah no Facebook.
5. Casa Narguile – Santana
O dono da casa era, na Síria, dono de fábrica. Em São Paulo, abriu a tabacaria, que também vende comida árabe. Lá, come-se shawarma, falafel, homus e baba ganoush.
Endereço: Rua Doutor Cesar, 760
Mais informações na página da Casa Narguile no Facebook.
6. Damascus – Pinheiros
O estabelecimento começou vendendo doces, mas hoje conta também com almoço – prato do dia e buffet. O sírio de 20 anos Tarik Balbke é quem faz os doces. Em seu país de origem, ele já trabalhava como padeiro.
Rua Cônego Eugênio Leite, 764
Mais informações na página do Damascus no Facebook.