Compotas: como fazer delícias com cara de vó
Aprenda a preparar compotas, uma alternativa gostosa para conservar as frutas da estação e consumi-las durante o ano inteiro
Compotas: jeito delicioso de experimentar suas frutas preferidas o ano inteiro
Foto: Dercilio
Pode ser de figo, mamão, goiaba, morango, abóbora, cenoura… Frutas e legumes rendem diversas receitas de compotas, com a vantagem de, mesmo após o preparo, preservar as vitaminas dos alimentos. Isso sem falar que duram muitos meses e trazem à tona aquele sabor irresistível de iguaria preparada pela vovó em qualquer época do ano.
Segredinhos para preparar compotas
Quantidade de fruta e açúcar
Use 1 kg de fruta (descascada e cortada em pedaços) para 1 kg de açúcar. Menos do que isso, a compota fermenta. Em excesso, ela cristaliza.
Para o doce não empedrar
Adicione 1 colher (chá) de suco de limão para cada quilo de geleia ou compota.
O melhor açúcar para compotas
Prefira os tipos cristal ou refinado. O mascavo escurece a receita e pode mascarar o sabor.
Pré-preparo de compotas
Compotas feitas a partir da casca ou de frutas mais resistentes devem ser cozidas, antes de entrar na calda, até amolecerem.
Panelas certas para doces caseiros
Prefira as mais largas às fundas. Elas aceleram a fervura e a ebulição, ajudando a chegar mais rápido ao ponto desejado.
Como conservar compotas
Armazene o doce em local fresco. Se bem conservado, pode durar cerca de oito meses. Além disso, atenção total aos vidros, que devem estar extremamente limpos.
Aprenda receitas de compotas
Como preparar frutas cristalizadas
Quando a compota estiver pronta, escorra a calda e passe os pedaços de frutas em açúcar cristal. Deixe secar. Depois, é só se deliciar com as frutas cristalizadas e servir.
Compotas são doces “magros”
Sabia que compotas são menos calóricas do que outros doces? Essas delícias são mais magrinhas porque não têm gordura! Lembre-se: quando bater aquela vontade incontrolável de comer um chocolate, adoce a boca com frutas em conserva.