PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

3 dicas para preparar a carne de soja mais gostosa que você já comeu

O segredo está no tempero, boba!

Por Karla Precioso
Atualizado em 10 abr 2024, 08h10 - Publicado em 10 jul 2013, 21h00
Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Em tempos de alta de preços, sobretudo das carnes, a soja pode ser uma ótima (e gostosa) opção para o dia a dia. Bem preparada, não fica devendo nada aos pratos com frango ou boi. Na verdade, o que deixa o grão com um sabor estranho e característico é uma enzima de nome complicado, a lipoxigenase. A boa notícia: é fácil tirar esse gosto residual e deixar as receitas com esse ingrediente mais apetitosas. O segredo está no modo de preparo. Hidratá-la corretamente abusar dos temperos faz toda a diferença! A culinarista Zulmira Fátima, responsável pelas delícias do caderno de culinária de ANAMARIA, revela os segredos para você preparar pratos cheios de sabor.

Quais receitas dá para preparar?

A PVT (proteína vegetal texturizada), também conhecida como PTS (proteína texturizada de soja), fica boa em diversas receitas. No mercado, existem dois tipos: a escura (caramelada) e a clara (não caramelada). Elas substituem, respectivamente, a carne de boi e de frango. São ótimas como almôndegas, bifes, hambúrgueres, molhos à bolonhesa, picadinhos, refogados e recheios de tortas e de panquecas.

Truques para realçar o sabor da soja

Hidrate bem

1. Cubra a soja com água quente e acrescente suco de ½ limão. Deixe agir por 30 minutos ou até que fique macia. Este procedimento serve tanto para o tipo graúdo quanto para o tipo granulado.

2. Escorra a soja com o auxílio de um escorredor ou peneira. Retire o restante da água espremendo-a com a mão. Lembre-se de deixá-la levemente úmida.

Capriche no tempero

  • Se você costuma usar apenas cebola e alho, diversifique. Para isso, refogue 1 cebola picada no azeite, junte 1 dente de alho também picado e 1 colher (chá) de louro em pó (se quiser, use duas folhas grandes). Coloque a proteína de soja, já escorrida, misture e refogue por até 3 minutos. Tempere com sal, orégano a gosto e uma pitada de cominho em pó. Se gostar, use também pimenta vermelha seca. Regue com shoyu (molho de soja), misture e, em poucos minutos, estará no ponto. Para finalizar, coloque salsa picada ou manjericão fresco, também picado.
  • Em algumas casas de produtos naturais, é fácil encontrar bacon vegetal. Seu sabor imita o do toucinho defumado, mas é natural e tem textura granulada como a da PTS. Use 1 colher (sopa) com a cebola e o alho ao refogá-los para acentuar o sabor da receita.
  • No caso de refogados com legumes, prepare a soja à parte. Nos minutos finais, junte os legumes cozidos e caldo de legumes light.
Continua após a publicidade

Aqui tem mais 13 ideias de receitas clássicas preparadas com soja. É para ninguém botar defeito!

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.