Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

6 receitas com ingredientes da ‘Xepa’ do BBB

Saiba como transformar ingredientes como moela e rabanada em receitas saborosas e práticas para fazer no dia a dia

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 jan 2024, 12h15

Fazer da xepa um banquete especial é, em todas as edições do reality Big Brother Brasil, um dos desafios vivenciados pelos confinados. Toda quinta-feira, o programa apresenta a prova do líder e, na sequência, o elenco da casa é dividido em dois grupos: o Vip e a Xepa. Enquanto o primeiro grupo tem acesso aos privilégios do líder, com comida e bebida farta, o segundo precisa lidar com uma alimentação mais escassa e sem variedade.

A despensa de ingredientes da ‘Xepa do BBB‘  é formada por ingredientes, na maior parte das vezes, considerados de segunda linha. Entre as carnes sempre aparece moela, rabada, língua de boi e fígado.

O cardápio ainda inclui alimentos básicos: arroz, feijão, farinha, ovo e rapadura. Mas, diferente do que muitos pensam, esses insumos podem render pratos deliciosos e nutritivos, basta um pouco de técnica e criatividade.

Idealizadora da rede de salgados Carol Coxinhas, a empresária Carol Martineli diz que, para ela, o desperdício pode ser pequeno quando a criatividade é grande.

“Eu olho para essas discussões de desperdício de comida e fico pasma. Quando temos ovos e farinha, mesmo que seja em flocos, como no caso da xepa, tudo pode virar bolinho. É só deixar a criatividade fluir”, afirma a empreendedora, que ensina abaixo uma receita de bolinho de rabada.

Apesar desses itens serem considerados de má qualidade, são cortes comuns na mesa de consumidores europeus, principalmente por apresentarem um valor mais acessível em comparação a outros cortes de carne.

Continua após a publicidade

“A culinária italiana, por exemplo, é uma vertente que inspira muito o cardápio brasileiro. A rabada com polenta vem da inspiração dessa culinária”, explica o chef Henrique Campos, do Figurate Italian Food.

Em média, as carnes de boi, que estavam tão caras nos últimos três anos, ficaram 10% mais baratas em 2023, principalmente cortes considerados mais nobres. A origem da redução está no campo, com custos de produção mais baixos e o início de um período de alta normal (e natural) para o setor, o ciclo da pecuária. Mas como economia é sempre bom, que tal ampliar o cardápio e criar adaptações mais econômicas para incluir outros tipos de proteína animal na rotina?

Sabor apetitoso com ingredientes da Xepa

Segundo Henrique Campos, a língua pode ser preparada cozida e curada, servida fria e fatiada. Como acompanhamento, ele recomenda um molho de salsa ou verde, preparado com salsinha, vinagre, azeite de oliva, alcaparras e uma gema de ovo cozido.

Para destacar a maciez da carne, o segredo está no tempo de cozimento: uma hora e meia, bastante água e pimenta-do-reino; e para manter a integridade da língua após o cozimento, o ideal é esperar esfriar para depois fatiar.

Já para uma receita mais brasileira, o chef recomenda cozinhar a língua separadamente em água, sal e ervas. Ele explica que o ideal é que, na hora de servir, a carne seja imersa no próprio caldo de cozimento, incorporando o molho de tomate e ervilhas frescas, por exemplo.

Continua após a publicidade

“Uma receita bem comum no Sul do Brasil, com influência da culinária alemã”, enfatiza o cozinheiro.

Abaixo, você confere opções de receitas com os diversos ingredientes da xepa para reproduzir em casa:

Receita de rabada com polenta

Receita de rabada com polenta
Receita de rabada com polenta (Max Griss/Unsplash)

Ingredientes
1,5 kg de rabada bovina cortada em pedaços
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de molho inglês
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
1/2 colher (chá) de cominho em pó
1/2 colher (chá) de colorau
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de água
1 pacote de polenta pronta
Sal a gosto

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione a rabada e tempere com sal, pimenta-do-reino, cominho e colorau. Frite a rabada por alguns minutos, até dourar. Adicione o vinho tinto, a água e o molho inglês. Tampe a panela e cozinhe por 30 minutos, depois de pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Retire a rabada da panela e reserve o molho. Em uma panela, cozinhe a polenta conforme as instruções da embalagem. Sirva a rabada com a polenta e o molho. Rende 6 porções.

Receita de macarrão com moela

Receita de macarrão com moela de frango
Receita de macarrão com moela de frango (Divino Fogão/Divulgação)

*Receita cedida pelo Divino Fogão
Ingredientes
30 ml de óleo
100 gramas de cebola
30 gramas de alho
100 gramas de pimentão vermelho picado
100 gramas de pimentão verde picado
100 gramas de pimentão amarelo picado
20 gramas de páprica
300 gramas de moela de frango pré-cozida
100 ml de água
50 ml de molho de tomate
Sal a gosto
500 gramas de macarrão cozido

Continua após a publicidade

Modo de preparo
Em uma panela alta, refogue o alho e a cebola no óleo até dourar. Em seguida, adicione o pimentão vermelho, verde e amarelo e páprica na panela e refogue junto. Após tudo refogado, junte a moela de frango pré-cozida na panela e misture bem. Adicione a água, o molho de tomate, mexa, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Passado esse tempo, coloque sal a gosto e o macarrão cozido. Mexa bem e está pronto, sirva e decore com salsa a gosto.

Receita de rabada

Receita de rabada
Receita de rabada (Divino Fogão/Divulgação)

*Receita cedida pelo Divino Fogão
Ingredientes

30 ml de óleo
30 gramas de alho picado
100 gramas de cebola picada
40 gramas de salsão picado
120 gramas de tomates picados
1 quilo de rabo bovino
2 folhas de louro
500 ml de molho de tomate
Páprica doce e sal a gosto
1,5 litro de água
Salsa para finalizar

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, refogue no óleo o alho, a cebola, o salsão e o tomate, adicionando um por vez. Depois de tudo bem refogado, junte o rabo bovino na panela e refogue a carne até dourar. Adicione as folhas de louro, o tomate e páprica doce. Tempere com sal e cubra com a água. Cozinhe na pressão por 40 minutos. Passado esse tempo, sirva e decore com salsa a gosto.

Receita de arroz com iscas de fígado

Arroz com iscas de fígado
Arroz com iscas de fígado (Divulgação/Divulgação)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz
3 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de cebola picada
4 dentes de alho picados
4 xícaras (chá) de água
250 gramas de fígado bovino
Sal a gosto

Modo de preparo
Lave e escorra o arroz. Aqueça o óleo e refogue metade da cebola até dourar bem. Junte a metade do alho e mexa com uma colher de pau por 3 minutos. Acrescente o arroz, refogue em fogo baixo por 2 minutos e adicione a água quente. Enquanto o arroz cozinha, corte o fígado em tirinhas e reserve. Doure o restante da cebola e do alho, ponha o fígado e tempere-o com sal. Mexa cuidadosamente para que ele doure de todos os lados. Adicione o arroz cozido e mexa devagar. Transfira o arroz para um refratário untado com margarina e leve ao forno médio para aquecer bem e sirva.

Continua após a publicidade

Bolinho de rabada

Rabolinho
Bolinho de rabada (Freepik/Reprodução)

*Receita cedida por Carol Martineli, da Carol Coxinhas
Ingredientes
2 xícaras de sobras de rabo cozido e desfiado
1 xícara de farinha em flocos
1 ovo
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta a gosto
Óleo para fritar

Modo de preparo
Em uma tigela grande, misture as sobras de rabo desfiado, a farinha em flocos, o ovo, o leite, a cebola, o alho, o sal e a pimenta. Deixe a mistura descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos, para a firmar a mistura. Após o tempo de descanso, aqueça o óleo em uma panela funda para fritura em fogo médio. Com as mãos úmidas, pegue porções e forme pequenos bolinhos. Frite os bolinhos até que fiquem dourados por todos os lados. Sirva em seguida. O rendimento da receita pode variar de acordo com o tamanho dos bolinhos.

Receita de moela à mineira

Receita de moela à mineira
Receita de moela à mineira (Água Doce Sabores do Brasil/Divulgação)

*Receita cedida pela Água Doce Sabores do Brasil
Ingredientes
5 colheres (sopa) de óleo
5 quilos de moela limpa e cortada em quatro
1 quilo de tomate picado (sem sementes)
500 gramas de cebola picadinha
1 colher (café) de pimenta-do-reino
1 colher (café) de tempero pronto com pimenta
3 colheres (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de tempero de alho completo com pimenta
1 colher (sopa) de sal
680 gramas de molho de tomate (2 sachês)
150ml de água (se necessário)

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o óleo, a moela e os demais ingredientes, exceto a água. Cozinhe por 10 minutos em fogo baixo, com meia tampa, para que o vapor saia da panela e não absorva o aroma da moela, mexendo sempre. Acrescente a água (se estiver muito seco) e deixe cozinhar em pressão por mais 15 minutos. Sirva com um pão de alho.

Sukiyaki com língua de boi

Receita de sukiyaki com língua de boi
Receita de sukiyaki com língua de boi (Freepik/Reprodução)

Ingredientes
200g de carne bovina em fatias finas (mignon, alcatra ou contrafilé)
1 língua de boi cozida e em fatias finas (cerca de 500g)
100g de cogumelos shiitake em fatias finas
100g de cebola fatiada finamente
100g de cenoura fatiada finamente
100g de repolho fatiado finamente
200g de tofu fatiado em cubos pequenos
1 ovo
1/2 xícara (chá) de shoyu
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de saquê
1/4 xícara (chá) de amido de milho dissolvido em 1/4 xícara (chá) de água

Continua após a publicidade

Modo de preparo
Em uma panela grande com óleo, aqueça em fogo médio. Adicione a carne bovina e frite por alguns minutos, ou até dourar. Retire a carne bovina da panela e reserve. Adicione a língua de boi e frite por alguns minutos, ou até dourar. Retire a língua de boi da panela e reserve. Adicione os cogumelos shiitake e frite por alguns minutos, ou até dourar. Retire os cogumelos shiitake da panela e reserve. Adicione a cebola, a cenoura e o repolho e refogue por alguns minutos, ou até ficarem macios. Adicione a carne bovina, a língua de boi, os cogumelos shiitake, o tofu e o ovo. Misture bem e cozinhe por mais alguns minutos, ou até que o ovo esteja cozido. Em uma tigela pequena, misture o shoyu, o açúcar, o saquê e o amido de milho dissolvido em água. Adicione a mistura à panela e cozinhe por mais alguns minutos, ou até que o molho engrosse. Sirva imediatamente com arroz branco ou macarrão udon. Dica: Se você não tiver saquê, pode usar vinho branco ou vinagre de arroz. Rende 4 porções.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.