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Referência no mercado de consultoria de imagem, Rachel Jordan é especialista em comportamento profissional e atua como consultora, mentora e palestrante para empresas e pessoas que desejam desenvolver suas habilidades emocionais e alavancar a carreira. Co-autora do Livro À Sua Moda – 4Talks, Rachel também ministra cursos e workshops na área
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Como fazer da gentileza uma ferramenta para o ambiente de trabalho

Promover a gentileza no trabalho nada mais é do que ser empático com seus colegas e cultivar o espírito colaborativo entre todos

Por Rachel Jordan Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 jul 2023, 06h35

Criada por José Datrino, um homem de origem simples que se tornou conhecido nacionalmente como o Profeta Gentileza, pois pregava palavras de amor, afeto e generosidade ao próximo pelas ruas do Rio de Janeiro, a expressão Gentileza gera Gentileza se tornou uma espécie de filosofia de vida para milhares de pessoas. Afinal, ser gentil, educada e empática com o outro deveria ser um comportamento natural de todo ser humano.

Mas, como sabemos, a realidade nos demonstra a todo instante que não é bem assim que as coisas funcionam, não é mesmo? Vivemos numa era em que a tecnologia é a grande protagonista do mundo e que muitas pessoas parecem, muitas vezes, viver como robôs, com atitudes e comportamentos que vem à tona no modo automático, sem nenhuma empatia ou afeto com quem está a seu lado. 

Quando iremos perceber que ser gentil é um ato de humanidade e respeito? Se na vida pessoal gentileza é um atributo importantíssimo, devemos entender que no ambiente de trabalho é uma habilidade de extrema relevância e que faz toda diferença na vida de qualquer profissional. Poder exercer diariamente nosso ofício num local agradável e acolhedor, onde a troca entre gestores e colaboradores é feita de maneira gentil, ética e educada, é um desejo de todos e todas.

Mas a grande pergunta é: como a gentileza pode tornar qualquer ambiente de convivência mais agradável, especialmente o profissional? A resposta é tão óbvia que chega a ser chocante saber que ela é esquecida por inúmeras pessoas. O ideal é que cada um (a) faça a sua parte para tornar a sua rotina de trabalho e a do outro mais leve e prazerosa.   

Se você está se questionando se é uma pessoa que, de fato, atua para tornar o seu ambiente de trabalho um lugar melhor para você e para quem está ao seu redor, basta avaliar seus gestos e comportamentos no dia a dia e logo a resposta surgirá. O mais importante em toda essa questão é saber que nunca é tarde para mudar e nos tornarmos pessoas melhores.  

Considero importante ressaltar que hoje não há mais espaço, ou não deveria haver, para empresas e gestores que estimulam a concorrência agressiva e arrogante entre seus colaboradores. Gestores deveriam ser um exemplo de atitudes positivas e de ativação do bem-estar e troca de gentileza entre seus pares. 

Promover a gentileza no trabalho nada mais é do que ser empático com seus colegas e cultivar o espírito colaborativo entre todos que dividem o mesmo espaço profissional. Você será gentil ao ajudar um colega que está em dificuldade para executar uma tarefa, perceber quando alguém está sobrecarregado e se propor, dentro das suas possibilidades, a ajudar a pessoa e se importar e tentar ouvir aquele que não está se sentindo confortável de alguma maneira. 

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Em empresas modernas e conectadas com os avanços sociais que ocorrem a cada dia, a gentileza tem se tornado uma competência altamente valorizada para a trajetória de um profissional que busca ser reconhecido. Pois, a partir dessa habilidade, estimulamos valores como tolerância para com os outros, abrimos o olhar para a diversidade, ressaltamos o trabalho colaborativo e exercemos a empatia.

Importante destacar que estes valores potencializam um ambiente em que as pessoas experimentam uma sensação de bem-estar, sentindo-se seguras e confiantes para exercer sua atividade e ampliar sua produtividade. Pesquisas apontam o quanto um espaço de trabalho agradável, no qual as pessoas se sentem felizes, impacta positivamente os resultados de um profissional e de uma marca.

Vale lembrar que a gentileza só é válida quando é praticada com sinceridade, responsabilidade e sem segundas intenções. Sabemos que qualquer ambiente onde existam diversidade de pessoas e de pensamentos pode haver conflitos causados por opiniões divergentes; é nessa hora que a gentileza e a empatia entram em cena para, de forma respeitosa, encontrar soluções pacíficas e éticas para as questões que permeiam o ambiente profissional. 

Partindo do princípio de que todas (os) desejamos não só um ambiente de trabalho, mas um mundo melhor, praticar a gentileza em todos os âmbitos de nossas vidas deveria ser visto como um ato de respeito e amor a si mesma (o). 

empatia no trabalho
Oferecer ajuda e ser empático são pontos importantes para um ambiente mais gentil. (LinkedIn Sales Solutions/Unsplash)

Cinco dicas para ser mais gentil no ambiente de trabalho 

Interesse pelo outro – Demonstrar preocupação em saber como está um colega de trabalho é um ato que passa confiança e afeto para quem recebe. Muitas vezes, a pessoa está passando por um problema pessoal que está impactando o trabalho. Perceber que tem um colega atento e oferecendo ajuda transmite uma segurança emocional e deixa a pessoa mais confiante. Esse simples gesto gera uma conexão importante entre dois colegas e impacta positivamente o restante da equipe. 

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Ponto de vista – Ao expressar seu ponto de vista numa situação de trabalho delicada e divergente, que pode gerar conflitos, esteja atenta as palavras, a maneira como se coloca. Expressar sua opinião, admitir seus eventuais erros ou fraquezas e apontar possíveis falhas do outro faz parte do processo. No entanto, isso deve ser feito sem agressividade, de maneira respeitosa e ética. Pense em você, mas não se esqueça de pensar também no outro, seja empática. 

Comunicação assertiva – A velocidade imposta pela rotina profissional muitas vezes nos coloca no modo automático. Por isso, é fundamental sempre ter muito cuidado na hora de fazer uma reunião, passar uma mensagem, um e-mail ou fazer uma ligação para resolver assuntos profissionais. O tom em todos os canais de comunicação deve primar pela cordialidade. Comece cumprimentando com simpatia e se despeça agradecendo. Sabemos que o dia a dia é estressante, mas essa é uma das maneiras de deixar o ambiente de trabalho mais tranquilo e agradável. 

Parceria – Se você é um gestor, ou gestora, saiba que o seu comportamento como líder de uma equipe fará toda a diferença no ambiente de trabalho. Seja um agente estimulador de uma equipe parceira e engajada, preocupada em colaborar e não a concorrer com o outro. Potencialize a gentileza com gestos e atitudes empáticos. Lembre aos seus colaboradores que mais importante do que a concorrência é a ação colaborativa, na qual ajudar o outro é pensar no crescimento da equipe como um todo. Compartilhe boas ideias e informações que contribuam para uma melhor performance da equipe. 

Descontração e afeto – Cultivar uma convivência harmoniosa vai muito além dos momentos em que estamos voltados para o trabalho e preocupadas (os) em atingir metas. A hora do almoço, do cafezinho e de lanches são ótimas oportunidades de estreitarmos laços e demonstrar gentileza através de nosso comportamento e palavras. É um momento em que estamos mais descontraídos e abertos a aprofundar nosso conhecimento sobre o outro. Convidar um colega para um Happy Hour é uma demonstração de carinho e afeto que ultrapassa as fronteiras do trabalho. Que tal aproveitar esses momentos para manifestar o quanto você é gentil e empático? 

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