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Rachel Jordan

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Referência no mercado de consultoria de imagem, Rachel Jordan é especialista em comportamento profissional e atua como consultora, mentora e palestrante para empresas e pessoas que desejam desenvolver suas habilidades emocionais e alavancar a carreira. Co-autora do Livro À Sua Moda – 4Talks, Rachel também ministra cursos e workshops na área

Pode usar emoji no trabalho? Especialista revela

Como os emojis podem melhorar (ou piorar) sua comunicação profissional: guia completo

Por Rachel Jordan
11 Maio 2025, 17h00
No ambiente de trabalho, até mesmo os emojis usados merecem atenção
No ambiente de trabalho, os emojis usados merecem atenção  (Pexels/Reprodução)
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Apontadas como uma das principais ferramentas de comunicação do mundo virtual, as mensagens digitais transformaram os padrões de comportamento social e profissional nas últimas décadas no mundo. Se antes nossos dispositivos móveis eram usados basicamente para nos conectar por meio de chamadas telefônicas do formato tradicional, hoje essa conexão instantânea é feita por meio de aplicativos de mensagens escritas, por áudios e até pelos aclamados e questionáveis emojis.

A ascensão dos emojis no mundo corporativo

E é sobre o uso desses ícones de imagem, que tiveram origem no Japão, que desenvolverei este artigo. Usados principalmente para trocas mais informais entre amigos e familiares, os emojis também chegaram ao ambiente profissional e a cada dia ganham mais força no mundo corporativo.

Algumas empresas passaram a adotar a ferramenta como parte de um potente canal de comunicação não verbal, que são as mensagens, nos grupos de gestores e colaboradores, entre colegas e em grupos comandados por líderes das empresas.

O dilema profissional: usar ou não usar emojis?

Porém, a dúvida que sempre nos preocupa é: de que maneira devemos usar os emojis em nossas mensagens quando estivermos falando com gestores, diretores ou clientes do nosso universo profissional?

O fato é que pessoas mais preocupadas em manter uma imagem profissional positiva ainda se questionam sobre o uso ou não de emojis em determinadas mensagens.

A inevitabilidade dos emojis na comunicação moderna

Atualmente, eu arrisco dizer que impedir o uso de emojis nas mensagens profissionais seria uma derrota anunciada. A grande questão é como usar de forma assertiva essas imagens que podem representar a ideia de uma palavra, de um pensamento e, em alguns casos, até como substituta de uma frase.

Fatores cruciais na escolha de emojis profissionais

1. O receptor da mensagem

Primeiramente quem receberá a mensagem. Afinal, não é de bom tom você se comportar com um gestor(a) da mesma forma como interage com um colega;

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2. Faixa etária e cultura

Outro ponto que chama a atenção é a faixa etária e a cultura do país em que a outra pessoa vive ou trabalha. A troca de alguns tipos de emojis entre pessoas da mesma geração pode ser muito comum, mas podem ser reprovados por pessoas mais velhas ou bem mais novas.

O mesmo acontece com indivíduos de culturas diferentes. O trabalho remoto atravessou fronteiras é muito comum hoje em dia empresas que escalam seus times com colaboradores de diferentes países.

Então, não podemos nos esquecer de que comportamentos comuns e usuais no Brasil, por exemplo, podem ser encarados com outro olhar no Japão, na Europa ou nos Estados Unidos.

3. O emoji como complemento, não protagonista

Outro ponto que considero indiscutível, pelo menos no ambiente profissional, é que um emoji seja usado como mensagem e não como um complemento que expresse uma demonstração de carinho, de agradecimento ou de admiração.

Atenção ao contexto: a regra de ouro

Portanto, devemos sempre lembrar: se tratando de comunicação profissional, o uso de emojis requer muito cuidado de acordo com o contexto de cada mensagem e de quem a está recebendo.

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Benefícios e riscos dos emojis na comunicação corporativa

Alguns estudos já demonstram que, para muitos colaboradores de algumas empresas, o uso de emojis auxilia no ritmo de algumas conversas e contribui na comunicação não verbal. Mas volto a ressaltar que é preciso atenção. Da mesma forma que podem ajudar de forma positiva, os emojis também podem causar mal-entendidos, uma vez que podem gerar interpretações diferentes.

Equilíbrio e imagem profissional na era digital

É muito importante não esquecermos de que manter o nosso equilíbrio é uma prioridade no ambiente de trabalho, seja de modo presencial ou virtual. Entender quando podemos ser mais informais, e quando a formalidade é um instrumento essencial. Esse cuidado fará toda a diferença no que diz respeito à nossa imagem. Além de contribuir para um ambiente mais agradável e acolhedor.

Dicas práticas para usar emojis no ambiente corporativo sem riscos

Abaixo dou algumas dicas para ajudar você a usar os emojis no ambiente corporativo sem colocar em risco sua imagem profissional:

1. Moderação

Manter a clareza e a leveza em uma mensagem profissional faz toda a diferença. Se você usa os emojis sem preocupação nos grupos de amigos e familiares, não se esqueça que no ambiente profissional moderação é a palavra-chave. Dependendo do tom e da seriedade da mensagem, os emojis precisam ser evitados ou usados como estratégia positiva para evitar possíveis conflitos.

2. Formalidade

Quando pensamos em formalidade, é muito comum associá-la à frieza. Mas não é bem assim. Portanto, mesmo numa conversa mais séria e formal, é fundamental se manter um tom amistoso. Nestes casos, um emoji bem escolhido pode suavizar a conversa, evitando equívocos na comunicação.

3. Agregar valor

É muito comum as pessoas usarem determinados emojis para estreitar laços ou como forma de colocar um ponto final numa situação que não está se encaminhando de forma cordial e afetuosa. Mas as imagens precisam ser escolhidas com inteligência emocional para que o emoji seja um agregador de valores e não uma ferramenta destruidora de relacionamentos profissionais.

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4. Protagonismo

Em se tratando de mensagens profissionais, considere um erro usar um emoji como protagonista da mensagem. As conversas devem ter começo, meio e fim. Os emojis entram como um plus para finalizar a comunicação de uma maneira que transmita sentimentos como respeito, admiração, afeto, acolhimento e parceria positiva.

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