Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Rachel Jordan Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Referência no mercado de consultoria de imagem, Rachel Jordan é especialista em comportamento profissional e atua como consultora, mentora e palestrante para empresas e pessoas que desejam desenvolver suas habilidades emocionais e alavancar a carreira. Co-autora do Livro À Sua Moda – 4Talks, Rachel também ministra cursos e workshops na área
Continua após publicidade

A importância da sua imagem para a construção do seu branding pessoal

A colunista Rachel Jordan dá o caminho das pedras para você identificar e dividir o seu melhor lado

Por Rachel Jordan
13 abr 2021, 13h00

Desde que a internet entrou em nossas vidas, passamos a conviver com um grau de exposição inimaginável até então. A era digital revolucionou nosso padrão de comportamento e atingiu seu ápice com o crescimento vertiginoso das redes sociais. Nunca estivemos tão dispostos a exibir nossa imagem como agora. Entretanto, a grande questão é: estamos gerenciando nossa imagem de maneira adequada e positiva?

É importante ressaltar que, guardada as devidas proporções, deixamos de ser pessoas anônimas e nos transformamos em “figuras públicas” para um número maior ou menor de pessoas. Sem que nos déssemos conta, passamos a ser observadas, elogiadas e até criticadas por pessoas que sequer conhecemos. E isso vale para o mundo virtual e para o ambiente profissional.

É indiscutível que, literalmente, queremos estar bem na foto, seja na esfera virtual ou real. O grande problema dessa mudança de padrão é saber de que forma estamos atuando para apresentar uma imagem que corresponda ao que somos de verdade, em outras palavras, à nossa essência. Será que estamos trabalhando de forma positiva para a construção do nosso branding pessoal?

Aliás, você sabe o que é branding pessoal? Se não sabe exatamente do que se trata, fique atenta, pois ele diz muito sobre quem você é. Branding pessoal nada mais é do que a nossa marca pessoal, ou seja, a maneira como as pessoas nos percebem e nos avaliam. Sempre que falamos de uma pessoa, listamos uma série de virtudes ou defeitos que refletem, ou pelo menos tem a intenção de refletir, o que ela aparenta ser. Esse conceito que é formado sobre nós espelha a nossa marca pessoal.

A questão é que muitas vezes, por falta de autoconhecimento, acabamos transmitindo uma mensagem errada sobre quem somos, sobre nossos valores e objetivos de vida. Precisamos entender como queremos ser vistas para que o nosso branding pessoal não seja impactado de maneira negativa. Um bom exercício para se autoconhecer e construir um branding pessoal positivo é se perguntar: Quem sou? O que desejo conquistar? Que objetivos pretendo alcançar na minha vida profissional ou pessoal?

Continua após a publicidade

É muito importante saber o quanto cuidar adequadamente da imagem vai impactar positivamente na nossa trajetória. É fundamental criar estratégias para saber aproveitar o que temos de melhor sem perder de vista que, primeiro, é preciso nos agradar, estarmos em harmonia com a imagem que pretendemos passar para as outras pessoas. É saber explorar de forma positiva nossas melhores características e refletir sobre nossos defeitos para entender de que forma podemos melhorar.

Abaixo dou algumas dicas de como cuidar da sua imagem para construir um branding pessoal positivo.

Postura virtual

Para construir uma marca pessoal forte, é preciso ser autêntico e demonstrar quem você é de verdade. Seu comportamento nas redes fala muito sobre você. Não adianta pregar uma coisa e se comportar de forma oposta. Nunca se esqueça de que nada do que é postado nas redes é privado. Conteúdos que gerem conflito, por exemplo, vão contribuir negativamente para o seu branding pessoal.

Aparência

Cuide de sua aparência sem perder a sua essência. E isso nada tem a ver com roupas de marca ou assessórios caros de grifes renomadas. Cuidar da sua aparência também é cuidar da sua saúde, física e mental, é ter zelo consigo mesmo. Ter boa aparência vai muito além da estética. O autocuidado reflete positivamente na sua imagem e contribui para a construção de um branding pessoal que encanta quem está ao seu redor.

Continua após a publicidade

Relacionamento interpessoal

No ambiente profissional são as suas atitudes, seu desempenho e seu relacionamento interpessoal que vão refletir a sua marca. Seja claro na sua maneira de conduzir as situações que se apresentam no seu cotidiano profissional, seja coerente com a imagem que você deseja transmitir. É o seu comportamento que vai ajudar a construir uma marca pessoal positiva e ser uma profissional bem-sucedida na sua carreira.

Estratégia de construção

Use suas qualificações e suas habilidades a seu favor, em benefício da sua trajetória profissional e do bem-estar de quem compartilha com você o cotidiano profissional. Agindo de forma estratégica e sincera, você certamente deixará um rastro positivo da sua imagem, ou seja, da sua marca pessoal.

Como conviver com a endometriose

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.