Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Sofia Menegon

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Sofia Menegon é feminista, idealizadora da podcast Louva a Deusa e consultora em relacionamento e sexualidade
Continua após publicidade

Quando a gente termina

A luz não está no fim do túnel, mas no seu percurso

Por Sofia Menegon
19 jan 2024, 10h06

Quando a gente termina, se sente avulsa no mundo. Uma sensação de incompletude, de que nada nunca voltará para o lugar, um enorme vazio. Términos são fins sim. Pontos finais sim.

Adeus, se não à pessoa com quem nos relacionávamos, à rotina, alguns lugares e muitos planos. É como se a gente pegasse aquele mapa da vida, desenhado a quatro mãos, e rasgasse. Ai, como dói não saber a próxima rota e, mais ainda, quem vai pilotar o trem com a gente.

Eu acho mesmo que a gente se avulsa, se descompleta, se desorganiza e se esvazia quando a relação acaba. Não é só uma sensação, um delírio. É para valer. Porque crescer sob as leis do “felizes para sempre” nos torna incansáveis buscadoras de amores que envelheçam com a gente, que completem nossas faltas, que estanquem nossas feridas e preencham cada silêncio, o tédio, todos os espacinhos.

E, aí, a gente vai espalhando nossos amores como se fossem uma massinha de modelar. Apertando para dar conta de toda a superfície da vida, até que se tornem uma película quase transparente. Mas estão lá, em tudo.

E quando saem assusta tanto que a gente nem se dá conta de que, na verdade, não estavam sustentando nada. O alicerce era a gente mesma, o tempo todo.

Continua após a publicidade

Então, a gente se desarranja para rearranjar. Ou para ficar em desarranjo, que pode ser ainda mais interessante. Se bagunça para se encontrar. Se esvazia para dar conta de que é possível aceitar alguns vazios.

Se descompleta para perceber que completude é uma ilusão das mais cruéis. Se avulsa para não precisar de par. Porque a gente não precisa e saber disso abre caminhos para o desejo. 

Mas não é romântico. Nem poético. É bruto e exige tempo. E exige coragem. Coragem! A luz não está no fim do túnel, mas no seu percurso. Avante!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.