Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Sofia Menegon

Sofia Menegon é feminista, idealizadora da podcast Louva a Deusa e consultora em relacionamento e sexualidade
Continua após publicidade

Amo, logo desconfio

Amar é um exercício de entrega, mas uma entrega com respeito e cuidado

Por Sofia Menegon
12 out 2023, 09h59

Amo, logo me entrego. Me entrego dos pés à cabeça, mas sem perdê-la pelo caminho. Gosto dela, a cabeça, no lugar. Nem tão presa, nem tão solta. Flexível, mas firme. E é de cabeça que mergulho na vastidão que é amar. 

Mas não quero amar sem ressalvas. Amar sem película protetora alguma, sem colete salva-vidas, sem um paraquedas de segurança, é pura negligência, insensatez. Longe de mim querer relações apenas sensatas, onde não há espaço para as nossas tremendas incoerências. Sou incoerente sim. Me contradigo mais do que costumo admitir. Isso quer dizer que olho com cuidado para tudo que cabe dentro de mim e, então, sei -às vezes não tão bem assim-, apontar o que não cabe.

E não cabe a necessidade de apequenar-me. Não cabe o silenciamento. Não cabe o deslegitimar do meu sentir. Não cabe não poder ser quem sou por inteiro. Já coube. Agora não mais. E, portanto, cabe desconfiar. Cabe escolher me proteger, esperar mais um pouquinho para ficar nua, observar à certa distância. Cabe entregar tanto quanto é seguro.

A gente confunde as coisas. Amar é também saber onde não se pode ir. É sobre poder ir no tempo que dá, até onde faz sentido. É, acima de tudo, permitir que o amor seja possível. Sim, porque para saltar de cabeça é importante saber o que há naquelas águas. A profundidade, temperatura, se há correnteza e do que é feito o fundo. É preciso conhecer a si mesmo e, então, conhecer quem salta junto, para que possamos seguir saltando.

Continua após a publicidade

Amar é um exercício de entrega. Uma entrega com respeito e cuidado. Uma entrega com o coração e a cabeça no lugar. No fim, talvez, esse seja mesmo um exercício de confiança. Confiança nos nossos próprios critérios, no nosso discernimento e na nossa capacidade de amar a própria trajetória. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.