PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo

Por Kikando na Maturidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres 50+ vivenciam

Tristeza madura

Acho que a morte tem que sentar na sala de jantar, ocupar nossos papos, entrar pela porta da frente nos debates cotidianos

Por Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 set 2022, 08h36
As mulheres podem passar por algumas mudanças na terceira idade que afetam sua vida sexual
As mulheres podem passar por algumas mudanças na terceira idade que afetam sua vida sexual (RODNAE Productions/Pexels)
Continua após publicidade

Tantas amigas indo embora. Sempre ouvi dizer que a maturidade é um lugar solitário. Despedidas de personagens que fizeram parte de nossas vidas. É tanta gente morrendo. E não mais de Covid-19. A vida voltou ao normal, inclusive nos óbitos. A lista é encabeçada pelo câncer, ataque cardíaco, acidentes e uma série de prantos que nos molham em oceanos.

Vou sessentar já, já. Nunca antes senti a idade. Mas acho que o meia-zero será doído. E olha que eu dou de ombros. Faço regime, ginástica, coloco um botox aqui, compro um vestido novo ali… mas não dá para não pensar no finito. E quer saber? Acho que a morte tem que sentar na sala de jantar, ocupar nossos papos, entrar pela porta da frente nos debates cotidianos. Se nem Jesus escapou da cruz, qual a parte que não entendemos que vamos partir?

E esse vazio que se apresenta depois da notícia de uma amiga que morre, da saída de cena de um amigo querido, de um conhecido que se cala, de uma celebridade falecida. Vamos lá. Estamos tão avançados em tecnologia, em inovação e mil e um cenários disruptivos, porque não vamos eleger a morte como assunto prioritário? “Gentem”, só vamos sossegar quando tivermos pego o nosso fim na unha.

Claro que é fácil falar. Mas acho que o novo debate da sociedade tem que ser de uma atitude positiva frente à morte. Uma espécie de nova cartilha para melhor morrer. Comecemos pelos exemplos. Suicídio assistido; plano funeral; hospital de transição….Depois, pela organização de senhas, papeladas, bens e sobretudo histórias. Muitas histórias.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.