Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Diário De Uma Quarentener

Juliana Borges é escritora, pisciana, antipunitivista, fã de Beyoncé, Miles Davis, Nina Simone e Rolling Stones. Quer ser antropóloga um dia. É autora do livro “Encarceramento em massa”, da Coleção Feminismos Plurais.
Continua após publicidade

O deboche jovem

Entre olhares e boas risadas, a convivência com uma adolescente é o tema escolhido pela escritora Juliana Borges no diário de hoje

Por Juliana Borges
25 ago 2020, 21h00

São Paulo, 25 de agosto de 2020

Não sei você, mas nessa quarentena tenho me sentido uma senhora. Não que eu tenha profundos problemas com isso e já falamos sobre isso aqui: adoro meus gatos e não tenho problema em ser a tia dos gatos, apesar dos problemas cada vez maiores com a visão estarem me incomodando um pouco. Também não tenho problemas em estar desatualizada dos hits do momento – apesar de eu amar o Harry Styles.

Mas estou me sentido tia por causa do deboche. Sabe aquela expressão adolescente para qualquer coisa que falamos? É um olhar um pouco difícil de ser descrito, mas facílimo de ser percebido. Você fala que a jovem precisa arrumar o quarto, porque está uma zona e ela te mede, de cima para baixo, balança o corpo e olha para frente. Você pergunta o que foi. “Nada”, é a resposta. O contra-argumento em minha defesa é de que é o meu papel, como tutora, garantir que ela se torne uma adulta organizada. Ok. O olhar de deboche cessa.

Mas há variações nesse deboche. Tem aquele que parece cheio de amor, mas é debochado. Como quando você se confunde com alguma palavra, esquece algo ou tem dificuldade para enxergar algum papel. Daí é um olhar de deboche condescendente, meio carinhoso, acompanhado de “é tão fofinha, a bichinha”. E você se sente a Rose lançando seu colar ao mar, no final de Titanic.

Continua após a publicidade

A convivência ao lado de uma adolescente na quarentena deveria ser uma experiência para ser relatada em separado, tamanhas as nuances, os sufocos, as risadas (porque, ao contrário de muitos, eu acho adolescentes engraçados, no geral) e o deboche. Esse é imbatível.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.