Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Denise Steiner

Por DERMATOLOGIA Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Por que a pele queima?

A pele queima porque é agredida pelas diversas energias do sol. Entenda

Por Denise Steiner
26 jan 2023, 12h23

A pele queima porque é agredida pelas diversas energias do sol. Existem vários comprimentos de onda com características diferentes que emanam da luz solar. Temos a luz ultravioleta B (UVB), ultravioleta A (UVA), luz visível, infravermelho. Todas essas luzes estão juntas e misturadas, e chegam na superfície da pele cada uma com sua profundidade e nível de agressão.

A luz UVB atinge nossa pele no horário das 11h às 14hs e agride o DNA da nossa célula. Essa parte da luz é responsável pelo dano celular que causa o câncer de pele. A luz UVA atinge os vasos, células, fibras, e provoca o envelhecimento cutâneo, tais como: rugas, sulcos e flacidez.  A luz visível causa manchas escuras como melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória. A radiação infravermelha pode inflamar a pele.

Então o sol, apesar de trazer alguns benefícios como a ativação da vitamina D, agride a pele promovendo inflamação e dano das várias estruturas com desgaste progressivo das mesmas.

A queimadura é um pedido de socorro da pele. Quando ela começa a ficar vermelha, já acumula um grau de inflamação importante. Neste sentido quando houver exposição prolongada e intensa, é necessário o uso do filtro solar. 

Continua após a publicidade

Aplicando o filtro solar

O filtro solar pode ser físico, quando reflete a luz, ou químico quando reage com a mesma e produz calor. Ele neutraliza e diminui o dano celular e estrutural da pele.

Passar filtro em toda a pele, espalhando bem, 30 minutos antes da exposição solar, e repetir a cada 3 horas. Hidratar a pele com cremes calmantes e reparadores, também é uma medida importante.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.