PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Denise Steiner

Por DERMATOLOGIA Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp

MMP®: entenda o que é microinfusão de medicamentos na pele

Método usa um sistema de agulhas vibratórias para aplicar medicações diversas para tratamento de alterações dermatológicas

Por Denise Steiner
26 Maio 2022, 11h54
MICROINFUSÃO
As picadas ne pele estimulam várias respostas fisiológicas que culminam em melhor oxigenação, maior produção de colágeno e acionamento de várias vias metabólicas benéficas. (ANTONI SHKRABA/Pexels)
Continua após publicidade

Amicroinfusão de medicamentos na pele é um tratamento em que, através de um sistema de agulhas vibratórias, podem ser colocadas medicações diversas para tratamento de alterações dermatológicas e foi idealizada pelo dr. Samir Arbache, professor do Serviço de Mogi das Cruzes. Como coordenadora, tive o privilégio de participar dos primeiros estudos relacionados com o uso desse tratamento.

O mecanismo de ação da microinfusão de medicamentos na pele preconiza o uso de um remédio para determinada indicação, mas, além disso, as picadas ne pele estimulam várias respostas fisiológicas que culminam em melhor oxigenação, maior produção de colágeno e acionamento de várias vias metabólicas benéficas para a qualidade da matriz celular.

A micro infusão de medicamentos na pele pode ser indicada para várias doenças e alterações dermatológicas e capilares. Podemos tratar a calvície, a alopecia areata, assim como cicatrizes, melasma, fotoenvelhecimento, estrias, vitiligo, psoríase, entre outras.

A técnica de aplicação é bastante simples e pontual. A máquina utilizada é um motor vibratório em que se acoplam sistemas de agulhas que vão picar a pele e introduzir a medicação específica. Podemos controlar a velocidade das agulhas assim como seu grau de penetração na pele.

A agulha não deve ser arrastada e os movimentos devem ser suaves e contínuos. Em geral, há um leve orvalho sangrante no local da aplicação. A medicação será escolhida conforme a indicação, mas o produto deve ser injetável e estéril. A aplicação é ligeiramente dolorida e evitamos o uso de anestésico tópico ou injetável.

Continua após a publicidade

O número de sessões, bem como a frequência, irá depender da alteração a ser tratada. Os efeitos colaterais quase não ocorrem. A área fica avermelhada e sensível por um a três dias e deve ser hidratada e protegida.

Essa é uma técnica eficaz, elegante e promissora. Cuide-se!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.