CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS
Denise Steiner Por DERMATOLOGIA A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp

MMP®: entenda o que é microinfusão de medicamentos na pele

Método usa um sistema de agulhas vibratórias para aplicar medicações diversas para tratamento de alterações dermatológicas

Por Denise Steiner 26 Maio 2022, 11h54

Amicroinfusão de medicamentos na pele é um tratamento em que, através de um sistema de agulhas vibratórias, podem ser colocadas medicações diversas para tratamento de alterações dermatológicas e foi idealizada pelo dr. Samir Arbache, professor do Serviço de Mogi das Cruzes. Como coordenadora, tive o privilégio de participar dos primeiros estudos relacionados com o uso desse tratamento.

O mecanismo de ação da microinfusão de medicamentos na pele preconiza o uso de um remédio para determinada indicação, mas, além disso, as picadas ne pele estimulam várias respostas fisiológicas que culminam em melhor oxigenação, maior produção de colágeno e acionamento de várias vias metabólicas benéficas para a qualidade da matriz celular.

A micro infusão de medicamentos na pele pode ser indicada para várias doenças e alterações dermatológicas e capilares. Podemos tratar a calvície, a alopecia areata, assim como cicatrizes, melasma, fotoenvelhecimento, estrias, vitiligo, psoríase, entre outras.

A técnica de aplicação é bastante simples e pontual. A máquina utilizada é um motor vibratório em que se acoplam sistemas de agulhas que vão picar a pele e introduzir a medicação específica. Podemos controlar a velocidade das agulhas assim como seu grau de penetração na pele.

A agulha não deve ser arrastada e os movimentos devem ser suaves e contínuos. Em geral, há um leve orvalho sangrante no local da aplicação. A medicação será escolhida conforme a indicação, mas o produto deve ser injetável e estéril. A aplicação é ligeiramente dolorida e evitamos o uso de anestésico tópico ou injetável.

O número de sessões, bem como a frequência, irá depender da alteração a ser tratada. Os efeitos colaterais quase não ocorrem. A área fica avermelhada e sensível por um a três dias e deve ser hidratada e protegida.

Essa é uma técnica eficaz, elegante e promissora. Cuide-se!

Continua após a publicidade

Publicidade