CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS
Natália Dornellas Conversa de Vó Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials

Por detrás da porta

Ensaio fotográfico muda a rotina de pacientes com Alzheimer, na França

Por Natalia Dornellas 20 jun 2022, 12h22

A grande maioria dos relatos imagéticos da velhice é tocante, mas poucos têm o poder de transformar como o “Para Dentro do Esquecimento” feito pela sueca Maja Daniels. É que, enquanto visitava um hospital geriátrico na França, a fotógrafa, que tem um forte flerte com a sociologia, se deparou com uma situação no mínimo intrigante: uma porta fechada, fortemente protegida por vigias.

Quando questionou a equipe, lhe disseram que se tratava do acesso à ala dos pacientes com Alzheimer, que ficavam trancados para que não se perderem. “Fiquei impressionada com a imagem daquela porta”, disse Daniels à National Geographic.

fotografia sobre alzheimer
Fotos foram feitas em um hospital geriátrico na França. Maja Daniels/Divulgação

A porta foi o clique para a série que deixa clara a exclusão dos pacientes com Alzheimer e chamou a atenção da classe médica. O material produzido durante três anos foi o vencedor do Fundo Bob e Diane, uma bolsa fotográfica que estimula narrativas visuais sobre Alzheimer e demência.

fotos sobre alzheimer
Série venceu o Fundo Bob e Diane. Maja Daniels/Divulgação

Mas o mais bacana vem agora: em função das fotos, o hospital decidiu fazer pequenas mudanças e cobriu a porta com papel de parede para camuflar a segregação e tirar o foco dos pacientes.

Continua após a publicidade

Publicidade