Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

Esta vovó ganhou o mundo viajando dos 83 aos 91 anos

Conheça Elena Erkhova, uma nonagenária que carimbou bastante o passaporte antes de partir desta vida,  aos 91 anos.

Por Natália Dornellas
26 fev 2021, 16h00

Saudades de viajar, né, minha filha? Talvez tenha sido a lembrança daqueles tempos bons em que a gente podia pegar um avião e sair pelo mundo que trouxeram de volta à mídia internacional a história de Elena Erkhova, uma nonagenária que carimbou bastante o passaporte antes de partir desta vida,  aos 91 anos.

Baba Lena
Baba Lena na Tailândia (arquivo pessoal/Divulgação)

Nascida em Krasnoyarsk, na Sibéria, Baba Lena (vovó Lena) passou boa parte da vida adulta sob o regime soviético e teve pouquíssimas chances de deixar sua terra natal. Nos anos 1940, auge de sua juventude, ela visitou cidades da União Soviética e países que permitiam a entrada de cidadãos de seu país, como a Polônia e Alemanha Oriental, mas, em seguida, veio o aperto financeiro e ela deixou o espírito explorador em stand by até retomá-lo aos 83 anos.

Baba Lena
Babá Lena: muitas viagens pelo mundo na terceira idade (arquivo pessoal/Divulgação)

Segundo o site Bored Panda, o clique veio quando uns amigos a questionaram porque não viajava mais se naquele momento tinha dinheiro, tranquilidade e liberdade (sim, a velhice tem seus bônus). Foi assim que ela ganhou o mundo até que numa viagem ao Vietnã encontrou com a turista russa Ekaterina Papina, que, encantada com sua independência, a fez viralizar nas redes e ganhar fama – seu perfil no Facebook segue recebendo mensagem, embora não traga mais novos posts. Veja no vídeo:

Apesar do apelo dos fãs brasileiros, Lena não conseguiu vir ao nosso país. Ela morreu no fim de 2019, por conta de um câncer no pulmão. Parece que sabia que a COVID vinha chegando e resolveu pegar o primeiro avião.

Continua após a publicidade
Baba Lena
Passaporte carimbadíssimo antes de fazer sua última viagem (divulgação/Arquivo pessoal)

 *Para ver mais histórias com esta e acompanhar minha “curadoria de avós e avós”, acesse  nataliadornellas.com.br ou @nataliadornellas, no Instagram. Ah, e se conhecer personagens que mereçam ter suas contadas, me deixe saber, por favor. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.