4 motivos para visitar o Rio de Janeiro este fim de semana
Quatro exposições que vão tornar a cidade maravilhosa um destino (ainda mais) imperdível
Confesso que nós paulistanos temos a vantagem de estar bem pertinho do Rio de Janeiro. Um voo de 45 minutos ou 5 horinhas de ônibus e podemos aproveitar as lindas praias, tomar um chope no Belmonte ou comer um pastel de camarão no muro da Urca. Já deu para perceber que o Rio oferece uma infinidade de programas, certo? E tem para todos os gostos – de quem quer curtir um samba a quem quer fazer um tour turístico bem clássico. Bom, mas o que vai pegar mesmo no RJ esse final de semana é a arte. O roteiro é digno de maratona e eu recomendo fortemente. Algumas das exposições ficam em cartaz mais alguns dias, mas uma especificamente só dura de quinta a domingo – e eu prometo que vale a pena correr atrás para organizar essa viagem de última hora. Se você é carioca (que sorte!), a indicação é quase obrigatória. Depois, me contem como foi. Tenho certeza que será muito legal!
Facebook Art Rua
Art Rua
Essa é a sexta edição de uma das maiores feiras de arte urbana do país. Um galpão de 8 mil metros quadrados vai abrigar obras de mais de 20 artistas do país todo. A ideia é revitalizar a região portuária do Rio, então o trabalho já começa fora do prédio: as paredes ganharam grafites e desenhos. O galpão fica na Rua Professor Pereira Reis, 76, no bairro de Santo Cristo. Os organizadores sugerem ir de VTL até a estação Santo Cristo, mas também dá para pegar as vans gratuitas saindo da Rua Maria Quitéria, 99, em Ipanema. A sexta edição do festival começa no dia 29 e acaba no domingo, dia 2. O evento faz parte da agenda paralela da Feira Internacional de Arte do Rio. Fora a belíssima exposição, dá para participar de alguns debates e oficinas. Ah, e é de graça!
Reprodução
O Triunfo da Cor
O CCBB carioca apresenta a exposição com 75 obras de 32 artistas representantes de um movimento chamado de pós-impressionista. O que não falta é cor nos quadros de pintores como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Seurat e Matisse. Acaba no dia 17 de outubro e as filas são concorridas. A entrada é franca e os ingressos são distribuídos. Para garantir o seu, também dá para agendar a visita no site deles. O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro.
Reprodução
Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem
Em parceria com o Musée National Picasso-Paris, o Insituto Tomie Ohtake traz ao Brasil 138 obras do espanhol Pablo Picasso. Entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, dá para conhecer mais do artista desde seus primeiros anos dedicados à arte. A entrada é gratuita e o Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 2225, no centro.
Divulgação
A Cor do Brasil
O MAR (Museu de Arte do Rio) por si só já é uma atração. Vale uma manhã ou tarde toda de visita. Desde as Olimpíadas, há um atrativo a mais: a exposição A Cor do Brasil. A ideia é conhecer nossos grandes artistas desde o século 18 até os anos 1970 – a lista eclética inclui Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Adriana Varejão. São mais de 300 obras. A entrada custa dez reais e o endereço é Praça Mauá, 75, no Centro.