Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Roberta D'Albuquerque Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Maternidade
Roberta D'Albuquerque é psicanalista e autora do livro Quem manda aqui sou eu - Verdades inconfessáveis sobre a maternidade
Continua após publicidade

O exercício da maternidade

Tem que correr, tem que suar tem que malhar

Por Roberta D'Albuquerque
Atualizado em 13 nov 2017, 12h27 - Publicado em 13 nov 2017, 10h59

Foi lançado nos Estados Unidos, no começo do novembro, o livro (ainda não editado em português) Nurture de Erica Chidi Cohen. A doula que também é criadora do Loom uma escola e espaço de acolhimento para mães, concedeu uma série de entrevistas por ocasião do lançamento. Em uma delas, Erica mencionou o músculo da maternidade e o quanto devemos ser gentis conosco enquanto nos moldamos como mães: “É preciso abrir espaço para o erro. Cada mãe passará por esse processo de uma maneira particular e isso é bom.”

Me peguei pensando no músculo e no quanto ele precisa ser cultivado, treinado. Tenho duas filhas agora com 9 e 11 anos, lembro que durante a gravidez das duas, encarei o parto como o grande desafio da maternidade. Naquela altura, o futuro parecia absolutamente sob controle. “Quando a etapa do parto e da amamentação passarem com sucesso, estarei pronta para o que vier”, pensava.

Sabemos naturalmente que as duas tarefas, que eu imaginei ticar na minha listinha com aquela facilidade dos manuais, são mesmo de absoluta importância. Assim como tudo mais que se dá nos dois primeiros anos (se alguém ainda estiver na dúvida, vale correr para assistir O Começo da Vida). Mas a verdade é que o que estar por vir vai precisar de uma mãe bem mais fortinha, eu disse BEM mais.

Há um tempo, amigas, em que o cansaço físico, de preparar comidinhas, levar e buscar nas atividades, na casa dos amigos, organizar as festas de aniversário e dormir mal à noite, será a parte fácil da jornada. Quando o complexo da vida se apresentar para seus pequenos, quando o roteiro complicar, quando for preciso sofrer com seu filho e não por seu filho, aí sim esse músculo vai precisar crescer, tomar corpo, ganhar força.

Nos tornamos mães todos os dias, do exame positivo até hoje, amanhã e depois. Cada etapa pede uma destreza diferente. E para aprender, se renovar, se fortalecer vale de suplemento (leitura, referência, intuição) a personal trainer (redes de apoio – família, amigos, professores, pediatras). Isso dito por uma mãe que ainda nem chegou à adolescência das filhas. Temos muito a caminhar, vamos sem preguiça, que endorfina não é nada diante das alegrias da maternidade, certo?

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.