“Tenho tido dificuldade de me relacionar com a minha chefe”
Como identificar se o problema está nas suas atitudes ou na do seu superior e como lidar com isso.
Tenho tido dificuldade de conversar e me relacionar com a minha chefe. Ela não me ouve ou me orienta e me dá a entender de que estou sempre devendo algo. Como saber se o problema é meu ouse ela é uma péssima chefe?
Não se comunicar ou se comunicar apenas “por sinais”(demonstrar, por exemplo que está insatisfeita com seu desempenho sem ser clara a respeito), são algumas pistas de que sua chefe deixa a desejar. A revista americana Time publicou uma lista com 7 características do chefe horrível. Veja se a sua se encaixa nelas:
- O mau chefe impõem metas inatingíveis e, pior, espera que você as supere mensalmente, sem se importar com o cenário da economia, o mercado, etc.
- Ele nunca está errado. O mau chefe está sempre certo sobre tudo. Não erra nunca. Ponto final.
- Não está aberto a novas ideias e descarta qualquer solução original. Tem medo de mudar e “mexer em time que está ganhando”.
- Não cumpre promessas ou mantém a palavra. Quando não faz algo que disse que faria, esquece o assunto. Impossível confiar em alguém assim.
- Não ouve. Se você tem questões relativas ao trabalho e seu chefe não está disposto a ouvi-la, o efeito é paralisante. Não há como seguir adiante sem a sua orientação ou aval.
- Ele não deixa claro o que espera de você. Quer que o time atenda suas expectativas mas não diz quais são os objetivos.
- Não se comunica. Ou porque nunca está disponível ou porque não consegue mesmo se fazer entender.