Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Carol Sandler

Por FINANÇAS FEMININAS
Carol Sandler é jornalista, fundadora do Finanças Femininas e autora do "Detox das Compras"
Continua após publicidade

5 lições financeiras de mãe para filha

A primeira delas é: “Nunca dependa de homem nenhum na sua vida”

Por CAROL SANDLER
9 Maio 2018, 15h16

O meu trabalho com educação financeira para mulheres tem raízes profundas: foi o meu pai que me ensinou a cuidar do meu dinheiro e a entender o universo das finanças, mas foi a minha mãe que me ensinou a sempre buscar a minha independência financeira. A lição principal dela? “Nunca dependa de homem nenhum na sua vida.”

A mensagem dela ficou comigo. Sempre tive um foco e uma determinação enormes para construir a minha carreira e, com ela, a minha independência.

Hoje, sou mãe da Bia, que tem 4 anos. Pode parecer pequena, mas já é um poço de perguntas que, inevitavelmente, expõem o seu interesse e curiosidade com o universo financeiro. Frases como “Compra pra mim?”, “Não tem dinheiro? Passa no cartão!”, ou “O que é barato e o que é caro?” deixam isso bem claro.

Por isso, na minha coluna desta semana, em tempos de Dia das Mães, decidi trazer algumas lições bacanas para todas as mães que se preocupam em criar suas filhas e transformá-las em mulheres fortes e independentes. Confira:

Continua após a publicidade

1. Nunca dependa de homem nenhum na sua vida

E não confunda dependência com parceria. Ter um parceiro (ou uma parceira) nesta vida é algo maravilhoso e deixa tudo um pouco mais fácil. Ter alguém para dividir as contas, os sonhos e até os problemas é algo muito especial. No entanto, isso não pode virar dependência. Ter a sua carreira e o seu próprio dinheiro é o que nos dá liberdade para garantir que não viramos reféns de ninguém.

2. Você não fica rica com o dinheiro que ganha, mas sim com aquele que guarda

Por isso, ter dinheiro guardado –e bem investido– é fundamental. É este dinheiro que vai te permitir realizar os seus sonhos ou mesmo sair de alguma furada sem ter que depender dos juros malucos que são cobrados no cartão de crédito. Um emprego onde você não é valorizada, um parceiro que você não ama mais… este dinheiro guardado é o seu passe-livre.

3. Ser é mais importante do que ter

Nesses tempos consumistas em que vivemos, acreditamos que seremos felizes no dia que tivermos o celular novo, a blusinha da moda, o sapato de marca ou o carro zero-quilômetro. No entanto, eu descobri que, quanto mais queremos, menos felizes somos –passamos a enxergar o copo meio vazio de forma constante. O mundo do consumo é o mundo da falta: nada do que temos é o suficiente. Não é a roupa que faz a sua personalidade, nem a bolsa que dita o seu poder. Quando você olha para dentro, para a pessoa que é, descobre que mais uma peça no seu armário não traz tanta felicidade assim quanto imaginamos. Busque mais experiências, mais relacionamentos profundos, momentos bacanas com família e amigos, construir uma carreira da qual você se orgulhe: isso sim traz felicidade.

Continua após a publicidade

4. Para ser boa com dinheiro, você não precisa ser boa de matemática

Não vence quem tirar a melhor nota na prova de matemática, ou quem fizer a planilha mais completa no Excel. Para ser boa com dinheiro, você precisa olhar para os seus próprios comportamentos: ter paciência, saber priorizar, escolher e renunciar. Não dá para ter tudo –mas você pode ter tudo o que realmente quiser, se fizer um bom planejamento para isso.

5. Seja o exemplo

Não adianta nada só falar e não fazer. Se a sua filha vê você o tempo todo reclamando de dinheiro e chegando em casa cheia de sacolas, não há discurso no mundo que vença a referência real que você está dando para ela: que dinheiro é difícil e chato, e comprar é muito mais legal. Por isso, é hora de arregaçar as mangas e começar a fazer. A controlar seu dinheiro, a aprender a investir –e mostre isso para ela. Você vai ver o bem que vai fazer: para o seu bolso e o futuro da sua filha.

Que você tenha um próspero Dia das Mães!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.