Que tipo de porcelanato escolher para o piso da casa?
Especialistas falam sobre as características dos pisos polidos e esmaltados. Descubra qual o melhor para sua casa.
Com tantos tipos diferentes no mercado, na hora de escolher o porcelanato para o piso bate aquela dúvida. Então, anote as orientações dos profissionais do ramo.
“O porcelanato polido é mais suscetível a riscos e manchas, por ter uma textura lisa e brilhante”, explica José Lepri, diretor da Lepri. Ele não recebe nenhuma camada superficial, então sua cor é definida na própria massa do porcelanato na fabricação. Ele vai bem em áreas internas e de baixo tráfego, como quartos e salas. Fuja desse piso em áreas externas e molhadas. “Por ser um piso extremamente liso, com a água, se torna perigoso, podendo causar escorregões. Para esses locais, procure modelos antiderrapantes”, apontam os arquitetos Felipe Luciano e Vanessa Keiko, do Estudio FCK.
Já os porcelanatos esmaltados recebem uma camada de esmalte na superfície, podendo variar ainda mais o visual das peças – elas podem ser mais foscas, estampadas ou com texturas diferentes. Por causa dessa camada extra, riscam bem menos. Isso sem contar que o acabamento ajuda a disfarçar sujeirinhas do dia a dia.