Zanini de Zanine: conheça o trabalho do designer carioca
Além de seguir os passos do pai no manuseio da madeira, Zanini explora materiais variados, do metacrilato de tons fortes ao polietileno reciclável.
Designer talentoso e surfista nas horas vagas, o carioca Zanini de Zanine Caldas completou nove anos de carreira e já é dono de uma vasta e premiada coleção de móveis e objetos, inspirados na cultura urbana carioca. “Para mim, ser designer é traduzir em formas e funcionalidade tudo que absorvi e absorvo no meu país”, diz. Entre as peças eleitas por ele como as mais importantes de sua trajetória, estão a linha Kony, o mais recente lançamento, premiado no If Product Awards, na Alemanha, o Módulo 7, pela sua complexidade, e o Cavalinho Gioco, de linhas simples e delicadas. Para 2012, mais projetos estão em vista. Zanine assumirá o papel de curador em uma mostra de móveis brasileiros modernistas e contemporâneos que vai acontecer em Berlim, na Alemanha, em março. Outro desafio será a colaboração com duas grandes marcas italianas que “só poderão ser reveladas futuramente”, conta.
Filho caçula do arquiteto autodidata José Zanine Caldas (1919-2001), o designer viveu a infância e a adolescência em um ambiente envolto no espírito criativo. Além disso, estagiou durante um ano com Sergio Rodrigues antes de abrir o próprio estúdio. “Estou no melhor momento da minha carreira. Sempre trabalhei para alcançar bons frutos, mas esperava que isso só acontecesse com mais tempo de estrada”, revela.