Zaha Hadid Architects assina o primeiro estádio de futebol de madeira do mundo
Projeto do escritório Zaha Hadid Architects, da já falecida arquiteta iraniana, o estádio será construído para o clube britânico Forest Green Rovers
Um dos materiais favoritos na decoração de casa, a madeira ganhou novos usos nas mãos dos profissionais do Zaha Hadid Architects.
O escritório, da já falecida arquiteta iraniana, hoje é comandado pelo sócio Patrik Schumacher e acaba de vencer uma competição para construir o primeiro estádio de futebol de madeira do mundo, para o clube britânico Forest Green Rovers.
Com capacidade para cinco mil torcedores, o prédio também foi pensado para ser o estádio mais ecológico do mundo, usando fontes de energia sustentáveis. “O que realmente se destaca neste estádio é que ele será feito inteiramente de madeira – é a primeira vez que isso será feito no mundo. O nosso novo estádio terá o menor conteúdo de carbono de qualquer outro estádio. Ele realmente será o mais ecológico do mundo”, Dale Vince, presidente do clube, disse ao Dezeen, que publicou o projeto.
Além dessas duas características principais, a proposta da construção inclui uma reserva natural, um centro de transporte e a restauração do canal Stroudwater, em Gloucestershire. Dividido em duas partes, uma metade do Eco Park será dedicada aos esportes, com o estádio, campo de treinamento e um centro de ciências; e a outra metade funcionará como um parque empresarial de tecnologia sustentável.
Este não é o primeiro estádio feito pelo Zaha Hadid Architects, que já assinou o Centro Aquático das Olimpíadas de Londres 2012 e está atualmente trabalhando no projeto da Copa do Mundo no Catar para 2022.
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!