Vizinhos do Tate Modern entram com ação judicial contra a galeria
Os residentes reclamam que a nova adição da galeria de arte moderna tornou suas casas um alvo de bisbilhotagem
Para os visitantes da galeria de arte moderna, a nova adição do Tate Modern, em Londres, é um sonho: no 10º andar, o terraço público permite uma nova experiência – especialmente da vista panorâmica do skyline da cidade.
Por outro lado, os residentes do prédio de luxo Neo Bankside não estão nada felizes com a novidade. Em setembro de 2016, cinco moradores entraram com uma ação judicial na Suprema Corte contra a galeria, alegando que o terraço fez de seus apartamentos (todos com paredes de vidro) um alvo de bisbilhotagem.
Na ação, dos residentes explicam que o problema de se sentirem em um “aquário” poderia ser resolvido com um bloqueio visual instalado na lateral que dá para o prédio. Quando entrevistado pelo The Guardian, o diretor do Tate rebateu que uma outra alternativa seria os moderadores investirem em cortinas.
Enquanto ambos os lados têm pontos relevantes, a publicação esclarece que os planos de expansão da galeria eram conhecidos quando as vendas do Neo Bankside começaram. De qualquer forma, o The Guardian explica que, se os residentes vencerem, o caso abrirá um precedente para o futuro das cidades.