Visita guiada: terreno dividido para três gerações da família
Aparentemente comum, esta casa australiana na verdade se divide em duas residências iguais: uma para os avós e outra para o casal e seus dois filhos
Os arquitetos da Jost Architects, responsáveis por esta construção na Austrália, sabem aproveitar um terreno: com um total de 380 metros quadrados, o que da rua parece ser uma só casa na verdade são duas moradias. Em uma, moram um casal e seus dois filhos pequenos. Na outra, os avós paternos das crianças!
No encontro entre duas ruas, a casa foi criada de forma a reunir e separar, ao mesmo tempo, as três gerações familiares. A estrutura externa é lida como uma só, de aparência moderna misturando três materiais de tons e texturas diferentes, além de muito vidro. A separação acontece a partir da garagem da segunda casa, precedida por um pequeno corredor compartilhado pelas habitações, que serve como área de serviço.
Fora o quintal maior da primeira residência, que faz com que uma tenha 174 metros quadrados e a outra 189 metros quadrados, elas seguem a mesma estrutura e divisão de ambientes.
Os espaços do térreo possuem o conceito de open living, interligados – recurso que mantém a unidade do design. O piso de madeira presente na sala tem fim no balcão da cozinha, que é revestida por este material nos armários, mas concreto queimado no chão.
As paredes brancas são ideais para pendurar quadros expressivos e coloridos, como acontece no arranjo acima do aparador da sala de jantar.
Entre cozinha e jantar, um pequeno corredor leva ao quarto de hóspedes e escritório, também aberto para o quintal.
No andar de cima, janelas em fita permitem a livre passagem de ar e luz, ao mesmo tempo em que mantém a privacidade.
O décor é simples, com a mesma linguagem do andar de baixo, repleto de branco, preto e madeira.
Minimalistas, os banheiros são revestidos por azulejos grandes e retangulares – pretos na área do boxe e brancos no resto do espaço.
No lugar de um telhado tradicional, o arquiteto escolheu criar um terraço para cada morada. Ambos possuem uma pequena área fechada com bancada e banquetas; uma porta estilo sanfona separa do exterior, decorado por poltronas, um sofá e uma lareira ecológica.
É no quintal que todas as gerações da família, incluindo o cachorro de estimação, interagem – mesmo que seja por sobre a cerca!
Leia também:
Visita guiada: apartamento ganha novos ambientes e decoração neutra
Visita guiada: apartamento com clima tranquilo em meio a agitação de Nova York
Visita guiada: apartamento com paleta neutra e boas ideias de marcenaria
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!