Visita Guiada: o verde da paisagem invade os ambientes nesta casa
A sala, toda envidraçada, dessa casa do interior paulista mais parece uma grande varanda. Confira as fotos!


A casa é grandiosa, com volumes de concreto que despontam em meio à paisagem verde do condomínio em Bragança Paulista, SP. Mesmo assim, por dentro, a construção guarda espaços acolhedores. Este foi o maior desafio dos arquitetos Henrique Reinach e Mauricio Mendonça no projeto: dividir a planta em blocos de forma a criar ambientes menores, que funcionam como ilhas de conforto. “A iluminação natural e o jogo de luz e sombra nas áreas de circulação também fazem com que o resultado seja uma casa gostosa”, conta Reinach. Assinada pelo arquiteto Dado Castello Branco, a decoração, com tons neutros e texturas naturais, segue o mesmo caminho. Painéis de madeira se encarregam de quebrar a rigidez do concreto e trazer calor. No mobiliário, o material aparece em preciosidades do design brasileiro, como a poltrona Jangada, de Jean Gillon.
O maior desejo do casal de proprietários era ter um espaço com muitas opções de diversão para que seus dois filhos pequenos pudessem aproveitá-lo até a adolescência. Também queriam passar o máximo de tempo possível ao ar livre nos fins de semana, já que em São Paulo eles moram num apartamento. Dessa forma, a varanda ganhou importância no projeto e se integrou aos ambientes internos graças às grandes esquadrias de vidro, que emolduram quase toda a casa. A unidade visual entre living e área externa foi garantida com a aplicação de um único revestimento no piso, o travertino, que aguenta ficar exposto ao tempo. Além do concreto, outro elemento marcante da arquitetura é a madeira, que aparece principalmente nos pergolados. “Ao escolher o material, tivemos a ideia de oferecer aos moradores a sensação de estar num chalé na montanha”, diz Reinach.

O décor, com móveis de linhas retas e tons neutros, acompanha a linguagem arquitetônica moderna. A poltrona de couro Jangada (Loja Teo) é um clássico de Jean Gillon. Mesa de centro da Etel, banco de Arnaldo Danemberg e esquadrias de alumínio da Arteal.

O paisagismo foi elaborado pelo escritório Raul Pereira Arquitetos Associados.

No home theater, mesa de centro da Atrium e tapete da Clatt.

Os moradores também podem assistir TV nesta sala, no andar de cima. No piso de baixo, na sala de jantar, mesa e cadeiras da Etel e pendente da Scandinavia Designs.

Sobre o espelho d’água, escultura da artista plástica Lygia Reinach.

Confira a entrevista com o arquiteto:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=vbJ_MqeKYYE%5D