PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Visita guiada: casa rústica em Trancoso

O designer holandês Wilbert Dias quis oferecer uma experiência com a natureza para seus hóspedes nesta casa que traz elementos de uma cabana de pescador

Por Reportagem visual: Tiago Cappi | Texto: Nádia Simonelli
7 out 2016, 17h53

Esta casinha rústica traduz bem o jeito despretensioso típico do vilarejo baiano, onde o chinelo de dedo é o calçado oficial. Para começar, ela fica no Quadrado – a famosa praça no alto da falésia, onde nasceram as primeiras construções dos nativos e que hoje concentra a badalação de Trancoso. Além disso, a casa, de 80  m², pertencia a dona Frozina – uma das figuras mais folclóricas do vilarejo, conhecida por sua alegria e seu espírito jovem. 

Luminária produzida por índios e uma varanda com mesas de pequi

Isso bastou para que o designer holandês Wilbert Das, o dono do hotel Uxua, se interessasse pelo imóvel e o transformasse numa hospedagem especial, só oferecida a clientes fiéis. “As construções daqui têm uma estética própria, que mistura as influências rural, indígena e hippie. Quis preservar essa essência”, diz ele. Assim, o jeito de cabana de pescador permaneceu. 

Caminho entre as árvores para chegar até a aconchegante casa

Na decoração,Wilbert usou objetos feitos por artesãos do pedaço e móveis criados pelo designer italiano Mauro Zolin, que participa do programa Artista em Casa, promovido pelo Uxua. Há ainda um espaçoso pátio, onde é possível fazer refeições, e um banheiro aberto para a área externa, com uma convidativa banheira de cimento queimado. 

Continua após a publicidade

Detalhes da casa, onde é possível sentir o clima de cabana de pescador

Wilbert também se preocupou em reaproveitar materiais usados em novas funções, como um velho barco de pesca no quarto, que faz as vezes de armário. Assim, o clima de simplicidade toma conta dos espaços e reflete a experiência que o dono do hotel propõe a seus hóspedes. “Trancoso não é um lugar para se mostrar, mas para se misturar à população local. O mais importante é curtir o contato com a natureza ao redor”, afirma. 

Quarto com um barco adaptado para um armário

A cozinha que mistura elementos rústicos com industriais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.