Visita guiada: casa de férias grega investe no azul claro praiano
A casa de férias de um casal ateniense é caprichada no azul claro: o tom deixa a sofisticação do décor mais descontraída, combinando com o clima praiano
Quando compraram o terreno para construir sua casa de férias, o casal de gregos que vivia em Atenas tinha uma intenção: criar um espaço em que pudessem passar todos os feriados com os filhos crescidos, mas mantendo a privacidade de cada um. Por isso a habitação de 790 metros quadrados parece, por fora, uma casa só. A partir do pátio, porém, é possível perceber que são duas – cada uma com a própria cozinha, sala, quartos e banheiros.
O exterior, de arquitetura de Nikos Moustroufis, segue a estética geral da ilha de Septses: paredes brancas de pedra tipo conglomerado, telhado com argila vermelha e muito azul.
Na maioria dos ambientes, as tábuas do piso e o teto são dominados por esse mesmo azul claro e sutil. Ele dá a deixa para uma paleta de cores suave e praiana escolhida pela designer de interiores Isabel Lopez-Quesada.
Em uma das salas, uma chaise longue azul marinho convida os moradores a se aconchegarem. O espaço também possui duas antiguidades: uma poltrona caramelo e um baú de tom similar, com desenhos predominantemente vermelhos.
O outro living, com uma daybed com dossel desenhada por Lopez-Quesada, reforça o gosto da família por espelhos. Dois deles alinham as paredes, emoldurados por conjuntos de conchas.
Esta sala de jantar possui um espelho inglês de 1950. Um banco antigo, com estofados de estampas variadas, está em um dos lados da mesa de jantar.
Descontração e sofisticação se misturam na cozinha, com backsplash de azulejos vintage e bancadas de mármore branquíssimo. No extremo ambiente, uma porta dá direto para o pátio principal.
Cadeiras leves que parecem vindas de um parque cercam uma mesa de madeira pesada. Dali é possível ter vista para o mar e para a grande piscina da casa.
São dois pátios: um principal, com um pergolado e muitos lugares para descansar e aproveitar as tardes das férias; e outro, na parte superior da casa, que não possui cobertura.
Acostumados com as luzes da capital grega, a duas horas da ilha, os moradores usam o pátio descampado para ver e aproveitar o céu estrelado.
O banheiro da piscina não possui um boxe tradicional! Ele é curvo e feito de tadelakt, um gesso marroquino à prova d’água.
À primeira vista é difícil explicar porque, fora a paleta de cores e mix de estampas, a casa é tão leve e descontraída. O truque foi, na verdade, evitar os tapetes e concentrar o tecido nos estofados!
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!