Vidro, quartzo, madeira…Surpresa nos acabamentos do banheiro
Esses materiais ganham novos usos que vão além da área social dos imóveis e viram as estrelas de três projetos de banheiros.
Vidro em vez de azulejos Em uma primeira olhada, pouca gente adivinha quais revestime ntos foram usados no banheiro de 7 m², reformado pelos arquitetos Renato Salles e Vivian Giometti. A combinação que substituiu os azulejos dos anos 1970 mistura vidro no boxe e nas gavetas e quartzito no piso e nas bancadas. “Queríamos uma pedra de tom cinza que mantivesse a linguagem masculina do restante do apartamento”, diz Renato. O contraponto colorido do vidro é realçado pelas paredes brancas, pintadas de tinta esmalte.
Resina à prova de manchas A sensação de um ambiente amplo, arejado e limpo deve ser creditada ao revestimento principal deste banheiro de 12 m², um aglomerado de quartzo e resina de poliéster de tom claro. “Ele parece branco, mas traz uma leve pigmentação off-white, que se casa com os veios acinzentados do mármore noir de saint laurent, aplicado em dois tapetes”, explica a designer de interiores Cristina Barbara, autora do projeto. Embora escuros, esses dois retângulos no piso ficam isolados e, assim, não deixam o visual carregado.
Madeira até no boxe Os revestimentos ajudaram a delimitar os diferentes usos neste banheiro de 6,50 m². Entre eles, surpreende a escolha da madeira para recobrir o piso das áreas molhadas dentro do boxe e ao redor da banheira. “Isso foi possível porque optamos pelo deque de cumaru, indicado para ambientes externos”, diz a designer de interiores Viviane Tomazini, autora da obra com Lilian Arevalo. No tapete central e nas paredes principais, o revestimento é de porcelanato. “E, para destacar o fundo do boxe, aplicamos placas inteiriças de vidro colorido.”